Geral

Mãe de 35 anos, da a luz ao 15º filho, em Criciúma

Nascimento do 15º filho de Raquel Cardoso ocorreu ontem no Hospital São José

Criar um filho nos dias de hoje não é fácil. Para Raquel Cardoso, 35 anos, moradora da Cidade Mineira Velha, a dificuldade é multiplicada por 15. É esta a quantidade de filhos que a mãe possui. O último nasceu na terça-feira com um pouco mais de quatro quilos, na maternidade do HSJosé. A grande família, no entanto, precisa de ajuda. Com uma renda de aproximadamente R$ 1.300, a dificuldade se torna ainda maior com a chegada de mais uma criança.

"Todos nós do centro obstétrico nos sensibilizamos com a história da Raquel. Ela chegou até o HSJosé sem nenhum enxoval para a criança. Por isso resolvemos fazer uma mobilização. Compramos fraldas e conseguimos algumas roupinhas para o bebê. Ela chegou aqui sem nada e precisando de tudo", explica a enfermeira responsável pelo centro obstétrico Sirlei A. Canto.

Além do parto, que foi realizado com cesariana, foi feita uma laqueadura na mãe. Dos 15 filhos, apenas cinco são meninas e o penúltimo parto, que ocorreu há um ano de dois meses, foi de gêmeos. "Senti as primeiras dores e vim para o hospital. O que mais preciso é o enxoval para a criança que nasceu agora", relata a mãe. A família morava no Paraná e há 15 anos reside em Criciúma.

Os interessados em ajudar, principalmente com fraldas e materiais de uso para o recém nascido podem entrar em contato com o Centro Obstétrico do Hospital São José pelo telefone 3431-1546 e falar diretamente com a enfermeira Sirlei, responsável por recolher as doações.

Jéssica Pereira/Comunicação Hospital São José