Economia

Maior participação do carvão mineral na matriz energética é discutida com ministro de Minas e Energia

Durante a reunião foi feito o agradecimento ao ministro pela regularização do fluxo financeiro da conta de desenvolvimento energético.

Foto: Lucas Jorge

Foto: Lucas Jorge

Os integrantes da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e os parlamentares da Frente Parlamentar do Carvão Mineral participaram, nessa terça-feira (10), de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. O objetivo da reunião foi discutir a maior utilização do carvão mineral na matriz energética, além da modernização do parque gerador de energia.

Durante a reunião foi feito o agradecimento ao ministro pela regularização do fluxo financeiro da conta de desenvolvimento energético, que fez com que o pagamento do carvão fosse regularizado. Também foi citado o atendimento do pleito da ABCM pelo MME, que definiu o leilão A-5 para o início do ano.

“O ministro foi muito receptivo e atendeu o pedido da Frente Parlamentar de fazer uma reunião de trabalho com técnicos do setor e parlamentares para demonstrar aspectos importantes para a política industrial do carvão. Essa reunião deverá ser feita ainda esse ano”, conta o presidente da ABCM, Fernando Zancan

O ministro ainda aceitou o convite de visitar o setor carbonífero de SC e RS no início do ano que vem. Estiveram presentes na reunião, além do presidente da ABCM, o presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, senador Paulo Bauer (PSDB/SC), os deputados federais, Edinho Bez (PMDB/SC), Ronaldo Benedet (PMDB/SC), Afonso Hamm (PP/RS) e Luiz Carlos Busato (PTB/RS).

Colaboração: Lucas Jorge/Assessoria de Imprensa Siecesc