Saúde

Maiores cidades de SC aceitam decisão do Estado e liberam uso de máscara em locais abertos

Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Lages anunciaram decisão nesta quinta-feira (25)

Divulgação

As principais cidades de Santa Catarina vão seguir o decreto estadual e liberar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A medida foi anunciada na quarta-feira (24) pelo governador Carlos Moisés (sem partido). O uso do item em ambientes fechados ou com aglomeração segue obrigatório.

Mesmo com a flexibilização estadual, os municípios catarinenses podem manter a obrigatoriedade do uso de máscaras. Isso ocorre porque o Estado tem um programa de descentralização das ações de combate à pandemia desde julho do ano passado. Assim, as cidades podem adotar medidas mais rígidas.

Em Florianópolis, o prefeito anunciou nesta quinta-feira (25) que o município vai seguir o decreto estadual. Em uma rede social, Gean Loureiro (DEM) disse que a medida é possível graças ao avanço da vacinação na cidade — mais de 80% da população está com o esquema vacinal contra Covid completo.

O mesmo aconteceu em Joinville. O decreto municipal da obrigatoriedade do uso de máscaras no município foi revogado nesta manhã. Assim, passa a valer a medida estadual, Em Blumenau, a prefeitura também decidiu seguir o decreto estadual.

Já Criciúma, no Sul catarinense, também vai seguir a média estadual. O município já havia se envolvido em uma polêmica ao determinar o fim da obrigatoriedade antes mesmo do Estado. Na época, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) se manifestou contrário a essa ação e a liberação foi revogada.

Segundo o chefe da Vigilância Sanitária de Criciúma Samuel Bucco, as pessoas poderão ficar sem máscaras em locais abertos e sem aglomeração.

O mesmo acontece em Lages. A prefeitura justificou que vai seguir a medida pois tem 70% da população totalmente imunizada contra o coronavírus.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Proposições, Requerimentos, Projetos de Lei e Projeto de Resolução

No Grande Expediente, oito vereadores aproveitaram para fazer seus pronunciamentos.

Satc Digital e Coopera firmam parceria para a aplicação do ensino corporativo

De forma gratuita, cinco cursos livres foram lançados nesta segunda-feira e estão disponíveis para a comunidade

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Dados mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia, e caminha para um processo de estabilização

Assistência Social de Criciúma entrega alimentos para instituições sociais no Parque das Nações

Ao todo, foram distribuídos 960 kg de carne, 1.500 kg de banana, 60 cestas básicas e 90 kits de legumes para 30 instituições