Saúde

Mais 11 casos da variante brasileira do coronavírus são confirmados em SC

Estado identificou mais infecções por novas linhagens do vírus; total já chega a 157 casos em SC, segundo a Dive

Divulgação

Mais 11 casos de infecção pela variante brasileira do coronavírus foram confirmados nesta sexta-feira (19) em Santa Catarina. A nova linhagem do vírus, chamada de P1, é considerada mais contagiosa e está entre as chamadas variantes de preocupação do vírus.

No total, Santa Catarina já tem 157 casos de infecções por essas novas variantes – 109 deles correspondem à linhagem brasileira do vírus. Nesse número há 37 casos confirmados por sequenciamento genético do vírus e outros 72 por outra técnica, testes do tipo RT PCR. Mais da metade desses casos são considerados sem vinculação com a área original de circulação da variante.

SC tem ainda 48 casos da variante britânica do vírus. também somando as duas técnicas diferentes consideradas pelo Estado. Um caso foi confirmado por sequenciamento genético e outros 47 por testes PCR. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive).

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde, foram identificados quatro casos em Florianópolis e sete em São Carlos, no Oeste de SC. Os testes foram feitos pelo Laboratório de Bioinformática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Seis pessoas que tiveram a infecção pela variante brasileira diagnosticada eram mulher e cinco eram homens. Quatro casos estão na faixa de 20 a 40 anos, seis casos entre 40 e 60 anos, e um caso acima de 60 anos.

O laboratório da UFSC foi reconhecido em 11 de março de 2021 pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) como centro colaborador no projeto de pesquisa de sequenciamento genético do coronavírus.

Outros casos

Um estudo feito por um laboratório e divulgado na última semana apontou que 80% das amostras coletadas na Grande Florianópolis era de infecção pela variante brasileira do coronavírus. A disseminação das mutações do vírus SARS CoV-2 é apontada como uma das possíveis razões do aumento de casos de Covid-19 em SC desde o início de fevereiro.

Variantes em SC

Casos de variantes do coronavírus em SC: 157

Variante brasileira: 109 (37 identificados por sequenciamento genético e 72 por testes RT PCR)

Variante britânica: 48 (1 identificado por sequenciamento genético e 47 por testes RT PCR)

Fonte: Dive-SC

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Casa do Empreendedor nos bairros ocorre nesta quarta-feira no distrito do Rio Maina

Localidade é a primeira a receber a ação. A iniciativa visa aproximar os moradores dos serviços do órgão municipal

São Ludgero divide o 3º lugar com Criciúma na 42ª Taça Ouro de Bocha Rafa Vollo Masculino

As quatro primeiras equipes carimbaram passaporte para disputar a Taça Brasil de Clubes

Saúde investirá R$ 14 milhões para qualificar atendimentos de urgência

Governo cria programa SOS de Ponta

Carreta caí de viaduto após colidir contra carro, na BR-101 em SC

Acidente ocorreu por volta das 4h40 desta segunda-feira, em Penha. Motorista do caminhão e o condutor do carro sofreram lesões leves.