Geral

Mais de 100 animais marinhos são encontrados mortos na orla entre Laguna e Imbituba

Em apenas um dia foram encontrados um lobo marinho, 104 pinguins e nove aves oceânicas.

Foto: Santiago Alfonso Anguita

A equipe de Monitoramento da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) registrou 115 animais, no trecho monitorado, desde a praia do Mar Grosso, em Laguna, até a praia do Luz, em Imbitubá.

Em apenas um dia de campo, foram encontrados um lobo marinho (Arctocephalus australis) na praia de Itapirubá Norte, 104 pinguins (Spheniscus magellanicus) sendo que apenas um deles estava vivo, e nove aves oceânicas (albatrozes e petréis).

Pelo acionamento do 0800 642 3341 foi removido um golfinho (Tursiops truncatus gephyreus) da praia do Cardoso, em Laguna. Todos estes animais foram encaminhados para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha em Laguna, onde foi feita a necropsia e coleta de amostras.

Segundo os veterinários foi difícil determinar a causa da morte de todos os animais devido ao avançado estado de decomposição. O pinguim vivo se encontra em reabilitação aguardando o momento de retornar a natureza.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

Com informações de Santiago Anguita/ PMP – Udesc Laguna/SC

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.