Esporte

Mais de 1,1 mil ciclistas estão confirmados para o 10° Desafio da Serra do Rio do Rastro

Evento ocorre neste domingo (11) e trânsito para veículos ficará impedido entre 6h e 10h. Orientação da PMRv é que os motoristas reprogramem horário de passagem pela Serra.

Fotos: Arquivo Sul In Foco/Adriano Ghellere

Mais de 1,1 mil ciclistas de 18 estados do país e, principalmente do Sul de Santa Catarina, desafiarão a Serra do Rio do Rastro neste domingo (11), em Lauro Müller. O evento é realizado duas vezes por ano pela Federação Catarinense de Ciclismo – FCF e chega a sua 10ª edição com quase o dobro de participantes divididos da edição realizada em março.

Fotos: Arquivo Sul In Foco/Adriano Ghellere

São 24,6 km de percurso com primeira largada programada para as 6h40min em frente ao Centreventos Nelson Righeto, em Lauro Müller e chegada no Mirante, em Bom Jardim da Serra. “O desafio é como se fosse a corrida de São Silvestre aos corredores. Todos querem participar. Assim é o Desafio de Ciclismo da Serra. É um sonho para todo o ciclista participar deste evento”, comenta o presidente da FCF, João Andrade.

Como em outros anos, não há mais distinção de modalidades e, sim apenas de categorias. Poderão participar tanto os ciclistas com Speed (ciclismo de estrada) quanto os adeptos ao Mountain Bike.

Fotos: Arquivo Sul In Foco/Adriano Ghellere

“O desafio virou um evento onde integra atletas e família. Grande parte deles que vem de outros estados, já se programaram para ficar mais alguns dias pela região. Temos o exemplo de um grupo de 30 ciclistas de Brasília que participarão do evento e, após o término, ficam pela região. Querem subir inclusive o acesso ao Morro da Igreja em Urubici. A rede hoteleira deverá ter locação de 100% dos seus espaços a partir desta quinta-feira”, afirma Andrade.

Além dos atletas profissionais e amadores, o Corpo de Bombeiros realiza a sua 6° Desafio Bombeiros Serra do Rio do Rastro. Segundo a organização, 110 bombeiros militares de todo o Estado participarão da prova junto com os demais atletas.

Trânsito interrompido temporariamente

João Andrade ressalta que a população tem se conscientização quanto ao evento e a importância do mesmo para o desenvolvimento econômico na região. “Esse cartão postal é para ser mais um local de incremento ao turismo e estamos dando a nossa contribuição. Algumas pessoas aliam a realização deste evento como incômodo e isso não é. Comunicamos todos os órgãos antecipadamente. É só coisa boa”, lembra.

Fotos: Arquivo Sul In Foco/Adriano Ghellere

Vencedores da edição passada

O atleta que completou a prova em menor tempo foi o gaúcho Felipe Fossati Reichert, de Pelotas, do Rio Grande do Sul. Reichert subiu os 24,5 quilômetros em 1h08min. Entre as mulheres, a que obteve maior destaque foi a catarinense Taiane Baggio, de Xaxin, do oeste catarinense, com o tempo de 1h35min.

11ª edição com inscrições abertas

A próxima edição do Desafio de Ciclismo já tem data e está com as inscrições abertas. Acontecerá no dia 10 de março. Informações e inscrições podem ser consultadas neste link.

Programação deste final de semana

Dia 10/11 – Sábado
10h00 até 17h00 – Retirada dos Kits
Local: Ginásio De Esportes Nelson Righetto
Endereço: Rua Pref. Flávio Righeto, 425 – Centro, Lauro Muller – SC

Dia 11/11 – Domingo

06:40 h – Largada Bicicleta Estrada e Mountain Bike. Categorias Feminino, Juvenil, Veteranos, Tandem, Bikes Fixas e Portadores de Necessidade Especial (PNE)
06:50 h – Largada Categorias Masculina (todas Mountain Bike)

07:00 h – Largada Categorias Masculina (todas Estrada)

 

Notícias Relacionadas

Colisão frontal termina em morte em Balneário Rincão

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).