Geral

Mais de 200 cães recebem medicamento contra vermes, sarnas e carrapatos, em Içara

Foto: Diego dos Santos

Foto: Diego dos Santos

A  Secretaria de Saúde de Içara, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com os alunos do curso de medicina veterinária da Unibave, realizaram na manhã desse sábado (5) aplicações de Doramectina em mais de 200 cães no loteamento Antônio Lima. O medicamento trabalha no combate a vermes, sarnas e carrapatos. Também foi usado o Fipronil em gotas, contra a proliferação de pulgas.O trabalho foi coordenado pelo médico veterinário, Saulo Da Boit Goulart, da Secretaria Municipal de Agricultura.

Paralelo as atividades aconteceu o cadastramento dos animais para a castração. “Estamos recolhendo dados e assinaturas dos proprietários que pretendem realizar a castração gratuita de seus cães”, explicou a aluna e membro da Vigilância, Mariah de Freitas Marques, completando: “A castração será iniciada dentro de no máximo 15 dias, quando os animais serão levados ao hospital veterinário da universidade, localizado em Orleans”.

Os moradores aprovaram a iniciativa. “Estas ações só trazem benefícios a nós moradores que buscamos uma melhor qualidade de vida. Além de higienizar a comunidade, este trabalho desenvolvido pela prefeitura ,durante toda semana, nos alertou quanto aos cuidados com os nossos cães”, ressaltou Donato Rufino, que tem em casa um cachorro chamado Falcão. “Agora o Falcão está protegido contra estas pragas. Aprendi que devemos dar maior atenção à saúde dos cachorros, pois a saúde deles também é a nossa”, completou.

Na quarta-feira foi realizada a desinsetização das residências, combatendo a multiplicação dos focos de transmissão de doenças, por meio dos animais.

Colaboração: Diego dos Santos/Imprensa PMI