Saúde

Mais de 3 mil profissionais de saúde já foram vacinados contra a Covid-19 em Criciúma

Informação foi repassada em Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Criciúma, nesta terça-feira (9)

Divulgação

Prestes a completar um ano de pandemia, o secretário Acélio Casagrande e o gerente de Saúde, Samuel Bucco, estiveram na sede do Poder Legislativo, mais uma vez, para abordar a atual situação do coronavírus no município, além das vacinas recebidas, cronograma de vacinação e os critérios estabelecidos para receber as doses. Nesta primeira fase, aproximadamente 3 mil trabalhadores de saúde já receberam a primeira dose, atualmente, o município soma em torno de 6 mil profissionais.

“O convite que fizemos foi no sentido de trazer algumas informações, tudo aquilo que foi feito e realizado em nosso município no combate ao coronavírus através da Secretaria Municipal de Saúde. E claro, informações a respeito da vacinação, de como será o cronograma”, ressalta o vereador Júlio Kaminski (PSL), que fez o pedido para que os representantes estivessem na Casa.

Segundo Acélio, o Ministério da Saúde já encaminhou R$40.921.945,99 de recursos, através de portarias, para o combate da pandemia. “Estes foram os recursos que estão, inclusive em nossa página de transparência, além de todas as despesas feitas, de março até agora. Nós temos um saldo de R$13.931.361,18 na conta do coronavírus, mas nós temos uma previsibilidade de que o Ministério da Saúde nos prorrogou as portarias até dezembro deste ano, então se continuarmos assim, conseguimos nos manter até final do ano com estes recursos”, destaca.

“Criamos uma central através da nossa ouvidoria (156) para realizar os agendamentos. Os operadores estão à disposição para responder estes questionamentos, como quem pode agendar, quem pode receber as doses neste momento, atestados médicos para quem tem comorbidades e carteira de trabalho para comprovar o vínculo empregatício”, pontua o gerente de Saúde, Samuel Bucco.

Samuel também destacou o site minhavacina.criciuma.sc.gov.br/ que tem como objetivo realizar o cadastro para recebimento da dose da vacina contra a COVID19. Atualmente, estamos na 1ª Fase de vacinação, que contempla os profissionais de saúde, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência institucionalizadas. Para melhorar o atendimento, as Unidades Básicas de Saúde foram liberadas para realizar o agendamento e aplicação das vacinas em idosos. Se necessário, os vacinadores poderão se deslocar até a residência.

Entenda as Fases de vacinação

1ª Fase de Vacinação – Profissionais de saúde, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência institucionalizadas

2ª Fase de Vacinação – Pessoas acima de 60 anos

3ª Fase de Vacinação – Pessoas com comorbidades e condições que agravem a Covid19

4ª Fase de Vacinação – Trabalhadores da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento e trabalhadores do sistema prisional

5ª Fase de Vacinação – Demais públicos

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.