Saúde

Mais de 300 meninas são vacinadas no “Dia D para o HPV”, em Criciúma

Nas escolas, campanha de vacinação continua até o dia 31

Foto: Divulgação / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

Foto: Divulgação / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

 “Dia D para o HPV” realizado no último sábado (14) em cinco unidades de saúde do município contabilizou a vacinação de 314 meninas, segundo a Vigilância Epidemiológica. Do total, 109 tinham 10 anos e outras 104 apenas nove.

O restante, no total de 101 meninas, estava entre 11 e 13 anos. Todas receberam tanto a primeira quanto a segunda dose, explicou a coordenadora da vigilância, Joice Savi. A campanha priorizou as crianças de nove e 10, nova faixa etária do programa de prevenção ao câncer do colo de útero.

“Como o nosso propósito, quem mais apareceu foram as meninas dessas idades”, sublinhou ela. “As doses de vacinação continuam disponíveis nas unidades de saúde.” A meta proposta pela campanha é de vacinar 80% das meninas residentes no município. Para isso, o trabalho continua nas escolas até dia 31.

“Contatamos as instituições e as diretoras nos encaminharam uma lista com a quantidade de alunas”, complementou Joice. “Há muitas escolas agendadas e começaremos as vacinações nesta sexta-feira (20).” No mesmo dia, e também na próxima semana, um novo balanço dos dados será refeito para verificar o alcance da campanha.

Colaboração: Denise Possebon / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma