Geral

Mais de 300 mil doses de vacina contra Covid-19 desembarcam em SC

Nova remessa com doses do imunizante deve chegar ao aeroporto da Capital Catarinense durante a noite.

Divulgação

Santa Catarina deve receber 309.250 doses de vacina contra a Covid-19, neste domingo (20). A previsão é de que os imunizantes da Astrazeneca/Fiocruz desembarquem no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, às 23h20.

Será a maior remessa enviada pelo Ministério da Saúde ao Estado durante a pandemia. De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), o novo lote será destinado à aplicação da segunda dose.

Sendo assim, neste primeiro momento, as doses vão ficar armazenadas na Rede de Frio Estadual e serão distribuídas ao longo do mês de julho, com o objetivo de completar os esquemas iniciados no período de 12 semanas.

Entrega de doses

Na noite desta sexta-feira (18), a Dive/SC concluiu a entrega de um total de 119.410 doses de vacinas contra a Covid-19 para as 17 centrais de saúde do Estado.

Foram 34 mil doses da Sinovac/Butantan e outras 85.410 oriundas do maior lote de vacinas da Pfizer já entregue em Santa Catarina.

A Secretaria de Estado da Saúde quer dar celeridade à vacinação contra a Covid-19, uma vez que a projeção é vacinar toda a população catarinense com 18 anos ou mais até o final do mês de outubro de 2021.

Atraso na segunda dose

Outra preocupação do governo do Estado está relacionada aos quase 100 mil moradores que não estão em dia com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O número acende o alerta para a participação da sociedade na campanha de imunização realizada desde o dia 18 de janeiro.

Segundo dados divulgados pela Dive-SC, até o dia 14 de junho, 99.525 pessoas não retornaram para tomar a segunda dose no período recomendado. Dessas, 57.124 não completaram a imunização com a Coronavac e 42.401 com a Astrazeneca.

Conforme especialistas, o “número mágico” de imunizados, capaz de reduzir o número de casos da Covid-19, é de 70% da população. Assim, será necessário pouco mais de 5 milhões de pessoas completamente vacinadas no Estado para alcançar esse percentual.

Por isso, a Dive realiza a campanha #euescolhiservacinado para reforçar a necessidade de as pessoas não deixarem de se vacinar, independente da marca do fabricante.

O órgão estadual ressalta que todos os imunizantes são seguros e, mesmo após completada a vacinação, os protocolos sanitários precisam ser seguidos.

Meio milhão de mortos

O dado alarmante do atraso na segunda dose em SC foi divulgado apenas poucos dias antes do Brasil superar a marca de meio milhão de mortes decorrentes da Covid-19.

O país registrou 1.401 novos óbitos em decorrência da doença desde as 20h de sexta-feira (18) até as 14h deste sábado (19), segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Prefeitura de Jacinto Machado vacina idosos contra a gripe em casa para evitar aglomerações nos postos

No total, são 2.200 pessoas acima de 60 anos, que serão imunizados.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.