Geral

Mais de 60% das crianças ainda não foram vacinadas contra a pólio

Campanha termina no dia 30 de outubro.

Divulgação

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, no dia 5 de outubro até esta segunda-feira (26), apenas 35% das crianças (4 milhões) foram vacinadas contra a poliomielite. A campanha irá até o próximo dia 30 e 7,3 milhões de crianças ainda precisam ser levadas pelos pais ou responsáveis até os postos de saúde para vacinar. O público-alvo estimado é de 11,2 milhões das crianças de 1 a menores de 5 anos.

O Estado que mais vacinou as crianças até agora foi o Amapá (62,59%), seguido do estado da Paraíba (50,11%). Rondônia foi o estado que menos vacinou, tendo atendido apenas 11,76% do público-alvo. A recomendação aos estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo país.

A campanha nacional ocorre junto com a campanha de multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nesta última são ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Com informações do site Notisul 

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Pesquisadores catarinenses irão testar vacina da pólio contra a Covid-19

Os testes começam já em junho com 300 profissionais da saúde da Grande Florianópolis.

Após baixa adesão, Criciúma fará novo Dia D de vacinação contra a polio

Unidades de Saúde estarão novamente abertas no sábado das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia

Ministro diz que país atingirá meta de vacinação contra pólio

Queiroga participou de seminário no Palácio do Itamaraty, em Brasília

Covid-19: pessoas com 22 anos começam a ser vacinadas hoje em Criciúma

Segunda-feira também terá a imunização de grupos prioritários e segunda dose.