Geral

Mais de 60 mil ficam sem energia elétrica na região

Foto: Divulgação / DS

No fim da tarde de desse domingo (17), as fortes chuvas já previstas para atingir a região chegaram realmente com força, assustando a todos. O dia virou noite rapidamente. A junção de rajadas de vento, chuva forte e descargas elétricas acabou sendo a responsável por mais de 60 mil unidades sem energia elétrica na região.

De acordo com o engenheiro responsável pela área técnica da Celesc, Claudionor Souza dos Santos, só em Tubarão foram 22 mil unidades consumidoras sem energia. Cidades da região, como Capivari de Baixo, Sangão e Jaguaruna, também foram afetadas.

Claudionor explica que a queda de energia aconteceu porque as linhas de transmissão foram atingidas, além de transformadores e cabos de rede que foram partidos por conta do temporal, que veio com fortes descargas elétricas e vento.

Antes das 20h, a equipe da Celesc já percorria os pontos atingidos para dar início aos trabalhos de restabelecimento. Em Jaguaruna, até o fechamento desta edição, das 12 mil unidades sem luz, três mil ainda permaneciam sem energia.

Em Tubarão, até as 21h, 17 mil ainda continuavam sem luz. Muitos semáforos também ficaram sem funcionar. Durante o temporal, em alguns momentos as linhas de celular também não funcionaram.

O temporal, segundo meteorologistas, se formou após o forte calor de domingo, em que as temperaturas chegaram a atingir os 40° na região, em conjunto com a chegada de uma frente fria formada no Rio Grande do Sul.

Na metade da tarde de ontem, a Defesa Civil do Estado já estava emitindo alertas sobre a chegada do temporal, que viria acompanhado de ventos fortes e descargas elétricas.

No Estado

A chuva e os fortes ventos registrados na tarde de ontem provocaram estragos em cidades catarinenses. Uma pessoa morreu atingida por um raio em Forquilhinha. Conforme a última atualização da Defesa Civil do Estado, houve ocorrências relacionadas ao temporal em Gravatal, Guaramirim, São Cristóvão do Sul, Lebon Régis, Laguna, Rancho Queimado, Forquilhinha, Meleiro e Araranguá. Na BR-101, próximo a Laguna, o trânsito chegou a ficar congestionado durante a chuva.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Cidades do Sul de SC podem registrar até 34°C neste sábado

Praias da região devem receber bom público neste fim de semana

Porto de Imbituba é bicampeão no Prêmio Expressão de Ecologia

Temporal destelha casas e derruba árvores em Chapecó

Temporal previsto para SC já castiga cidades gaúchas

Em duas horas, choveu quase a média de um mês em Porto Alegre.