Reflexão

Mais de 65 mil pessoas na festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Festa começou a ser preparada e 2018 teve seu ponto alto nesta sexta-feira e sábado.

Foto: Alex Filmagens / Divulgação

A cidade de Araranguá parou para celebrar a festa de sua padroeira, Nossa Senhora Mãe dos Homens, neste sábado, 4. A festividade é a mais antiga do Extremo Sul de Santa Catarina, e neste ano de 2019 superou todas as festas já realizadas anteriormente. Segundo os organizadores, entre sexta e sábado, 65 mil pessoas passaram pelo local.

Esta foi a primeira festa realizada após a elevação a Santuário Diocesano, há um ano atrás, em 2018. A 1ª Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, começou a ser preparada ainda em agosto do ano passado, quando aconteceram as primeiras reuniões de festeiros, sendo que a programação iniciou oficialmente apenas em fevereiro de 2019, com as missas marianas e novenas nas comunidades araranguaenses

A festa chegou ao Centro de Araranguá no domingo de páscoa, com a abertura da IX Campanha das Talhas de Caná, seguida de novenas no Santuário e tríduo de preparação para a véspera e o dia da padroeira. “Desde que a festa foi lançada era visível o envolvimento de toda a cidade. Já esperávamos muita gente em nossa igreja, inclusive transmitimos as celebrações em um telão ao lado da igreja, levando em consideração o grande público”, conta o reitor do Santuário, Padre Alírio Leandro.

A semana da festa foi marcada por fortes emoções e celebrações importantes, como a inauguração do memorial de Nossa Senhora, no feriado do dia do trabalhador, e também a celebração eucarística com a benção do novo manto que aconteceu na quinta-feira, 2. “Foram momentos belíssimos para a nossa igreja. Na semana da festa a nossa programação estava muito atrativa, além das missas, inauguramos o memorial e realizamos um translado com os clubes de automóveis da cidade”, reforça o reitor.

Já na véspera da festa o movimento no centro da Cidade das Avenidas aumentou. Na sexta-feira, 3, a imagem original da padroeira, que está há 147 anos no município percorreu por mais de duas horas os bairros, ela foi acompanhada por diversos veículos, na chegada aconteceu a missa solene e coroação da imagem da padroeira, que mesmo com tempo instável foi realizada. “Foi lindo ver todas as ruas decoradas para a passagem da imagem que nos leva a recordar a presença materna de Maria. Choveu um pouco minutos antes da coroação, mas isso não atrapalhou, realocamos o povo de Deus até chuva passar e coroamos a mãe da humanidade”.

Após a coroação houve o anúncio da rainha da festa e o show com Mistura Fina.

Dia a padroeira

O dia de Nossa Senhora iniciou cedo, às 6h aconteceu a Alvorada Festiva pelas ruas da cidade, às 7h30min, a primeira missa de acolhida dos romeiros, já no horário das 10h a principal missa da festa, com benção das rosas e de aniversário de elevação do Santuário, sendo a última celebração eucarística realizada às 14h, horas antes da procissão. “Entre uma celebração e outra as pessoas vinham me contar as graças alcançadas por intermédio da Mãe de Jesus, todos relatos bonitos, estes que estou guardando por escrito pois quero organizar um livro”, revelou Padre Alírio.

O ponto alto da festividade foi a procissão com a padroeira, que emocionou o público presente. Estimasse que mais de 35 mil pessoas participaram o ato de fé. “Foi lindo ver Maria caminhando junto de seus filhos. Neste ano distribuímos 30 mil terços e sete mil lenços brancos. Rezamos pela paz no mundo”.

O casal coordenador Maurício e Natália Bon também participaram da procissão. “Nós e todos os festeiros nos emocionamos a ver todos os devotos caminhando com a mãe do céu. Neste ano foram colocados três trios elétricos para que a oração chegasse a todos os fiéis”.

Na chegada da imagem aconteceu o show nacional com o Padre Antônio Maria. “Para mim é uma alegria retornar a Araranguá, esta é uma cidade muito acolhedora e é uma alegria celebrar junto deste povo a festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, mãe de toda a humanidade. Em mais de 30 anos de caminhada nunca vi uma imagem tão bela e tão querida pelo seu povo, uma prova disto é o andor de Maria”, falou Antônio Maria, no início do show.

Após a apresentação aconteceu o sorteio da cartela premiada, e os cinco prêmios ficaram para moradores de Araranguá. Ao fim do evento o reitor avaliou a festividade. “Essa foi a maior festa dos últimos tempos. Estou muito feliz”, arrematou.

O casal de coordenadores afirmou que gratidão resume a festividade. “Somos gratos por tudo que Deus nos proporcionou. Obrigado ao apoio dos padres, dos festeiros, noveneiros, comunidades, movimentos, devotos. Nossa missão está cumprida”, finalizou Maurício, ao lado de Natália.

Com informações do site 4oito

Notícias Relacionadas

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Supermercado Loli prepara festa especial de Dia das Crianças em Lauro Müller

Parque com brinquedos, sorteio de mini moto elétrica e um delicioso lanche marcarão o momento especial no estacionamento do supermercado.

Natal dos Sonhos de Orleans promete novidades neste domingo

A partir das 20 horas, acontece o segundo desfile com muitas novidades. São mais de 400 personagens e novas atrações em um espetáculo que reúne família, amigos de todas as idades e diferentes cidades.

1° Moto Romaria acontece nesta sexta-feira em Lauro Müller

A iniciativa, que pretende unir fiéis em suas motocicletas, inicia às 9 horas com saída da Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, no centro de Lauro Müller.