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Mais de 700 pacientes deixam fila de espera por exames em Criciúma

A espera de nove meses na fila por exames de média e alta complexidade chegou ao fim para a Amélia da Silva Marcolino. A dona de casa integra a lista com mais de 700 pacientes que retiraram, na última semana, a autorização para se submeterem a exames de média e alta complexidade através do mutirão organizado pela Administração Municipal. Amélia esteve, na tarde desta terça-feira (19), em uma das clínicas contratadas para realizar a ressonância magnética.

Outros 150 pacientes que aguardavam pelo mesmo exame de Amélia obtiveram a chancela da Secretaria Municipal de Saúde e estão providenciando os procedimentos. As demandas represadas em tomografia, colonoscopia, cintilografia, angiotomografia, angioressonância, ressonância magnética cardíaca e estudo urodinâmico também foram sensivelmente diminuídas nesta primeira etapa, conforme o secretário da pasta, Paulo Conti. “Estabelecemos uma organização para não superlotarmos as clínicas e a equipe está gerenciando com atenção para que estas pessoas façam o mais rápido possível o retorno ao médico da nossa rede que prescreveu os exames. No mês que vem vamos liberar as consultas, o que vai gerar um novo volume de procedimentos necessários e estaremos preparados para autorizá-los”, garante Conti, ao explicar a logística.

A perspectiva da Administração Municipal, conforme o prefeito Márcio Búrigo, é zerar as filas de espera com a aprovação de 15 mil exames e mais 15 mil consultas médicas. Na próxima semana, mais 700 procedimentos serão liberados. A iniciativa aliviou Amélia. “É muito importante para nós que estávamos esperando. Com o resultado do exame em mãos, finalmente vou conhecer o diagnóstico do que tenho no joelho esquerdo e assim poder tratar com eficiência e acabar com as dores”, salientou a dona de casa.

O prefeito Márcio Búrigo destaca ainda que foram investido R$ 3 milhões oriundos do Fundo Nacional da Saúde (FNS). “Os exames que estas pessoas estão fazendo custam em média R$ 600. Mesmo com dificuldades financeiras atravessadas pela tesouraria do município, determinamos o empenho desse volume de recursos para resolver o problema das filas imediatamente”, disse.

Colaboração: João Pedro Alves/Diretoria Executiva Comunicação

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