Educação

Mais de 90% das escolas municipais de Criciúma estão informatizadas

Das 70 escolas do município, apenas duas não possuem acesso à internet

Pelo segundo ano consecutivo, a rede municipal de ensino de Criciúma trabalha com mais de 90% das escolas informatizadas. Os dados dos alunos estão todos cadastrados. A medida permite que os professores possam ter um controle das notas via internet, além do diário de classe e avaliações que foram informatizadas no último ano.

De acordo com a secretária do sistema de Educação, Olnete Bez Fontana, este aprimoramento permite mais controle do currículo dos alunos, sendo que os pais podem imprimir todo o histórico, isto dará mais segurança aos dados de cada estudante. “Atualmente apenas os professores e membros das escolas possuem acesso ao cadastro informatizado. Mas nossa intenção é estender este avanço aos pais, para que eles possam acompanhar o desempenho de seus filhos com mais frequência, direto de casa”, pontua Olnete.

A secretária explica que das 70 escolas do município, apenas duas não possuem acesso à internet. Desta forma o cadastramento é realizado via secretaria.

Avaliação passará por mudanças

Onlete conta ainda que neste ano a forma de avaliação dos alunos do 1º ao 3º ano mudou. Os educandos terão o aprendizado computado por meio de parecer descritivo.

A gerente pedagógica da Secretaria do Sistema de Educação, Marlene Pires Amorim, destaca que este novo modelo tem a função de relatar detalhadamente o desempenho integral do aluno. “A cada três meses ao invés dos alunos receberem notas para cada disciplina, será descrita a situação do aluno para cada disciplina. Nosso compromisso é de que todos estejam alfabetizados até o terceiro ano”, afirma Marlene.

A partir deste ano, acrescenta Marlene, o Ministério da Educação vai realizar uma prova nacional com o intuito de avaliar o desempenho dos alunos do terceiro ano.

 

Tiago Maciel/Decom Prefeitura de Criciúma