Geral

Mais de cem pinguins mortos são retirados da orla do Balneário Arroio do Silva

A Secretaria de Obras da prefeitura de Balneário Arroio do Silva, com a devida autorização da Polícia Ambiental, recolheu na tarde desta sexta-feira, 185 pinguins que apareceram mortos na orla do balneário. Os animais exalavam mau cheiro e foram retirados da beira mar com o auxilio de uma retroescavadeira.

A operação foi acompanhada pelo secretário de Obras, Lourenço Conti Neto. “Vários moradores já haviam ligado para a Secretaria pedindo que a praia fosse limpa. Os animais foram encontrados entre a plataforma de pesca e a Praia da Caçamba", explica o secretário. Conforme o Portal Engeplus, o presidente da Colônia de Pesca Z-24, Eneval Caetano, ficou indignado ao saber da mortandade de pinguins que apareceram em Arrroio do Silva.

“Por que as autoridades não mandam examinar para saber a causa mortis destes pinguins? Agora não tem nenhum cabo de rede de espera para matar os animais, como eles alegam ao Ibama para que nós, pescadores artesanais, não tenhamos o direito de pescar”. O pescador luta com todas as forças para que a portaria 54, que proíbe a pesca com cabo de rede na costa do extremo sul seja revogada.

Colaboração: Jorge Pimentel/Comunicação Balneário Arroio do Silva