Saúde

Mais três focos do mosquito da dengue são encontrados em Cocal do Sul

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Desde janeiro, o trabalho realizado pelo Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Saúde no combate à dengue tem sido uma prioridade por conta de um foco do mosquito encontrado no bairro Jardim Itália. Situação que vem se agravando. Nos últimos dias mais três foram registrados na mesma localidade. Nesta quarta-feira (11), todas as agentes de saúde foram convocadas para passar de casa em casa para orientar, reforçar e verificar os lotes.

Segundo o agente da Vigilância em Saúde/Ambiental (Dengue), Crysthian Zomer as pessoas não estão levando a sério a gravidade do problema. “Muitas casas estão com água parada e a dificuldade na ação está complicando o trabalho. Nós estamos atuando em todos os bairros da cidade, principalmente no Jardim Itália.O mosquito da dengue não é brincadeira e temos município em SC que já constata uma epidemia. Precisamos nos precaver e as pessoas precisam fazer a sua parte”, ressalta.

A moradora Maria Regina Marques Bif está assustada com a situação no bairro. “A gente tem que cuidar mais, ficar atenta. Observo muitas casas com água parada, coisas erradas. Sempre procuro deixar meu espaço limpo, mas a proteção depende de todos”, destacou.

A Vigilância em Saúde/Ambiental (Dengue) encontrou no início do ano durante uma visita rotineira 39 larvas do mosquito da dengue e da nova febre chikungunya (o mesmo mosquito- Aedes aegypti que transmite a dengue também transmite a febre) no bairro Jardim Itália. Hoje, o município conta com 11 pontos estratégicos e mais de 70 armadilhas que são visitados regularmente. O primeiro foco do mosquito em Cocal foi detectado em 2003 em uma mecânica. Depois em 2013, no bairro Vila Nova e agora no Jardim Itália.

Cuidados para a não proliferação

Alguns cuidados constantes são necessários para evitar a proliferação do mosquito, como não deixar vasos de plantas com água parada, guardar pneus em local coberto, as bromélias devem ser molhadas com um jato forte de água até que transborde para as larvas saírem de dentro, a água dos animais deve ser trocada todo dia, agora no verão é muito comum as pessoas armarem piscinas, então deve-se ser trocada a água uma vez por semana e/ou tratar a água com o cloro seguindo as recomendações de quantidade/litros que possui a piscina; manter sempre a caixa da água coberta, lixo ou objetos que possam armazenar água devem ser eliminados ou guardados em local coberto.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt