Educação

Mais um ciclo que se fecha

O fechamento de um ciclo é sempre uma oportunidade de renascimento interior, muito embora não exista necessidade de datas fixadas para nos renovarmos.

Divulgação

Mais um final de ano se aproxima…Mais um ciclo se fecha para que outro se abra, afinal a vida é feita de ciclos. O fechamento de um ciclo é sempre uma oportunidade de renascimento interior, muito embora não exista necessidade de datas fixadas para nos renovarmos. Nossa vida deve ser uma constante renovação.

Final de um ano e início de outro é o tempo que nos chama às reflexões. É costume de os povos do mundo inteiro usarem os festejos de Natal e Ano Novo como símbolos de renovação, desejo de ser e fazer o próximo feliz, de fazer um “balanço” interior e jogar para longe tudo o que representa impedimento de paz, de amor, de fraternidade. É tempo de renascimento…

Foram 365 dias, um total de 8.760 horas, para que usufruíssemos livremente. Cada hora, cada segundo deve ser usado de forma a dar nossa contribuição à humanidade, ao país, à nossa família, aos menos favorecidos, à sociedade de forma geral. O tempo é implacável, não volta mais. Cada segundo desperdiçado é irrecuperável. Não podemos passar pela vida em vão… Agora é hora de respondermos à nossa consciência: “o que fiz para tornar um pouco melhor o mundo em que habito”?

Cada ano que se finda representa um aprendizado que servirá de base para o novo ciclo que se iniciará trazendo consigo a oportunidade de amadurecimento, experiência e sabedoria, dependendo do propósito e projetos de vida de cada um. A vida nos dá oportunidades de mudar a realidade que nos cerca, mas para isso precisamos eliminar os empecilhos que entravam nosso crescimento. Tudo o que somos é resultado de nossas atitudes, ações, palavras e pensamentos, por isso é hora de fazermos uma faxina interior para romper com tudo o que nos impede de crescer. Precisamos repensar nossa vida para dar real significado a ela; analisar erros e acertos e traçar novas metas; olhar as dificuldades como impulso para a superação. Se tivemos sofrimentos e choramos, o importante é que sobrevivemos. Estamos vivos e fortalecidos, apesar de todos os obstáculos. Precisamos ser gratos pelo dom da vida e entender que apesar de problemas vivenciados chegamos até aqui, e sem dúvida, mais fortalecidos, mais experientes e com mais sabedoria. E quantos dentre nós não tiveram a graça de chegar a esse momento? Quantos interromperam sua caminhada por doenças, tragédias e outros desatinos? Às vezes só olhamos para nós mesmos… Vamos olhar para trás e sermos gratos por tudo que vivemos, na certeza de que valeu a pena. Gratidão é o que muitas vezes falta ao ser humano.

E assim encerramos mais um ano que deixou boas e más lembranças… Afinal, todos os anos que passam deixam marcas, porém queremos que 2020 não seja só mais um ano e, sim, ainda mais especial que o anterior, trazendo-nos otimismo, esperança e sonhos.

Obrigada aos leitores e leitoras pelo carinho recebido. Desejo a todos um Natal abençoado e cheio de luz e um Ano Novo repleto de realizações!

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

Metalizado rosa é tendência para o Inverno

A estilista e colunista Anne Veran trás também o look do dia, estampa do momento, além de notícias do mundo da moda.

Cuidados com a coluna devem ser redobrados no Verão e na praia

Carregar pesos como caixas térmicas e cadeiras de praia podem causar dores e até lesões na coluna.

Bauer, Amin e Kleinübing