Saúde

Mais um dia de fila na UBS do Centro de Criciúma

Acélio Casagrande revela sobra diária de números e antecipa mudanças para a próxima semana.

Divulgação

Quem passou defronte à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, em Criciúma, por volta das 15h desta segunda-feira, 2, percebeu um grande movimento. Dezenas de pessoas formavam fila. “Triplicamos o número de consultas disponibilizadas ali. Mudamos o horário para que as pessoas não tenham que ir de madrugada”, explica o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

“As pessoas tem o hábito de ir chegando bem mais cedo para pegar o primeiro número, mas tem sobrado números. Não é falta de ficha, é que as pessoas querem chegar duas, três, quatro horas antes”, observa. “As pessoas insistem em chegar e formar filas. Colocamos mais três estagiários de enfermagem, mais três enfermeiras atendendo até as 21h. Tem dias de ter 50 números e sobrar”, detalha. “Primeiro eles iam às 23h para pegar ficha uma vez por semana. Agora estão indo às 11h pois começa a entrega dos números às 15h”, pondera.

O secretário anuncia que na semana que vem será instalado o Processo Avançado. “Esperamos que as pessoas não comecem a ir de madrugada. Será por ordem de chegada. A enfermeira vai analisar a urgência, um acolhimento na unidade. Se for urgente, atende logo. Mas a maioria dos que estavam ali hoje não eram casos de urgência, querem consulta de rotina”, destaca Casagrande. “Não sendo de urgência, o paciente será agendado, estamos fazendo agendamentos para até 15 ou 20 dias”, emenda. “Essa busca antecipada das pessoas é algo cultural. Todos os dias tem agendamento, não é mais uma vez por semana”, conclui.

Com informações do site 4oito 

Notícias Relacionadas

Câmera registra momento em que jovem colide moto contra árvore em Orleans; VEJA VÍDEO

Adolescente de 17 anos continua internado em estado grave.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Joãozinho da Farmácia atende em novo endereço em Lauro Müller

Farmácia Nossa Senhora Aparecida muda de endereço, mas mantem tradição de 34 anos atendendo agora em frente a Praça Henrique Lage, ao lado da cabeceira da ponte, na entrada da cidade.

Ladrão encapuzado e armado rouba R$ 450 no Centro de Tubarão

A vítima reagiu e conseguiu desarmar o suspeito, que fugiu com o dinheiro