Trânsito

Mais um viaduto está liberado na 101

O viaduto é a terceira estrutura liberada no lote neste ano

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou ao fluxo de veículos o viaduto de acesso ao bairro Estiva, localizado no km 323 da BR-101. A liberação foi realizada no final de semana passado, estando o tráfego sobre as pistas elevadas seguindo em apenas uma das faixas de rolagem, em ambos os sentidos da rodovia.

O viaduto é a terceira estrutura liberada no lote neste ano, sendo que os viadutos de acesso ao Km 37 (km 319) e acesso a Santiago (km 321) foram liberados no mês de agosto passado. Outros três viadutos, construídos entre o km 300 e o km 305, em Itapirubá, foram liberados no final do ano de 2009. Agora, seguem os trabalhos para finalizar a construção das passagens para acesso ao bairro Vila Flor (km 325) e a Capivari de Baixo, no km 328.

No segmento de pistas próximo ao km 323 há trabalhos alocados para construção das barreiras de concreto (New Jersey), para divisão de pistas. O vão inferior da estrutura ainda está em obras, para finalização dos taludes e construção de calçadas para movimentação de pedestres. Os retornos de sentido de tráfego, outrora feitos sobre as pistas, agora serão feitos pelo vão inferior, atentando para a sinalização disposta. Ainda serão feitos trabalhos para complementar o sistema de drenagem, com construção de sarjetas entre as vias laterais e o talude das cabeceiras.

Nos próximos dias, o consórcio responsável pelo lote 25 estará realizando trabalhos complementares, como instalação de meio-fio, gramíneas e finalizações estéticas. O fluxo de veículos será interrompido em uma das faixas de rolagem, em ambos os sentidos, ficando os motoristas compelidos a respeitar a sinalização provisória distribuída sobre a pista. Com a liberação dos dois viadutos, os usuários da BR-101 Sul devem atentar para a recuperação asfáltica nas vias lindeiras. As pistas no entorno das obras eram utilizadas como desvios laterais, e, com a liberação dos segmentos elevados, o pavimento passará por melhorias.

Diário do Sul