Geral

Malha viária recebe retoques constantes em Rio Fortuna

Foto: Divulgação

A Secretaria de Transportes e Obras de Rio Fortuna tem realizado serviços de grande importância para os munícipes.  Devido ao bom tempo que predominou nas últimas semanas, foi possível atender a várias solicitações e concluir os retoques na malha viária.

O responsável pelo setor, Romírio Schueroff destaca que, praticamente toda a malha viária do município, de aproximadamente 800 quilômetros, foi recuperada este ano com serviços de limpeza, alargamento, patrolamento e lastreamento de areão.  “Nos últimos dias foi possível retocar os trabalhos que já foram realizados, garantindo assim a trafegabilidade durante o período mais crítico do ano em que as chuvas devem ser frequentes”, mencionou o secretário de Obras.

No último mês, os serviços se concentraram nas estradas gerais das comunidades de Rio Café e Morro do Gato. Nas localidades a pista foi patrolada e, em alguns locais mais críticos, alargada, permitindo maior fluidez e segurança no trânsito.  Dois desvios também foram realizados nas referidas comunidades, alterando a rota em alguns metros.   “O objetivo é sempre proporcionar mais fluidez, melhorando o trânsito local. Com as alterações nas vias, será dobrada a capacidade de fluxo, permitindo que dois veículos sigam simultaneamente”, resume Schueroff.

Em janeiro, a Secretaria de Transportes e Obras irá funcionar com escala de plantão, e em fevereiro retorna ao cronograma normal.

Panorama do ano

Durante o ano, o trecho do Centro até as comunidades de Rio Chapéu, Capoeirão, Bracinho e Rio dos Bugres foi revitalizado. Intervenções foram realizadas nas estradas gerais de Rio Bravo Baixo, Alto Rio Fortuna, Rio Claro e Rio Café. As estradas vicinais nas localidades de Rio Azedo, Rio Branco e Rio Indaial também foram beneficiadas com os melhoramentos.

Além disso, mais de 30 pontes foram recuperadas e reformadas pela Secretaria de Transportes e Obras.  A meta da administração é buscar recursos junto ao Governo Federal para possibilitar a recuperação de pontes danificadas, bem como a construção de novas. “A intenção é substituir pontes que são de madeira por pontes de concreto, com alargamento maior e mais segurança para o fluxo”, analisa o prefeito Lindomar Ballmann.

Além da zona rural, o perímetro urbano recebeu constantes melhorias no decorrer deste ano, como por exemplo, recuperação do paver (lajotas).  Já a partir de julho, o serviço de limpeza pública foi terceirizado, sendo executado pela empresa Colina Comércio de Plantas LTDA, vencedora da licitação. A mesma realiza a limpeza de ruas e avenidas da cidade, além da pintura das faixas de pedestres, lombadas e meio-fio.

Ações comunitárias para realizar a limpeza de locais estratégicos também foram promovidas pelo secretário Romírio Schueroff, com o objetivo de deixar a cidade mais bonita e agradável sem muitos custos à Prefeitura. No Centro, o mutirão realizou a limpeza das vias no trecho de 1,6 quilômetros, próximo ao Centro Comunitário São Marcos, bem como aos arredores da Avenida Sete de Setembro, no encruzo com a Rua Antônio Luciano Tártare.  A comunidade também se uniu e realizou um grande mutirão no Centro de Educação Profissionalizante – Cedup, na Unidade Básica de Saúde, além de realizar a revitalização do jardim da Igreja Matriz São Marcos.

Colaboração: Késsia Meurer

Notícias Relacionadas

Orleans: cachorro é atingido por disparo de arma de chumbinho

Ocorrência foi registrada na Estrada Geral Rio Pinheiro Baixo.

Assalto: Dupla armada invade posto de combustíveis em Tubarão

Um deles pediu uma carteira de cigarros, mostrou a arma e exigiu o dinheiro do caixa.

Mortes por covid-19 chegam ao menor nível desde maio, diz Fiocruz

Pico de óbitos pela doença no país foi atingido no final de julho.

Acumulou: Mega-Sena deve pagar R$ 45 milhões na quarta-feira

A quina teve 43 apostas ganhadoras; cada uma pagará R$ 71.554,38.