Geral

Malpi reabre espaço de exposições da Casa de Pedra, após o restauro

Uma visita guiada foi organizada para idosos, moradores da cidade e imigrantes haitianos

Divulgação

O espaço expositivo da Casa de Pedras, que fica anexo ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), de Orleans, foi reaberto nesta quinta-feira, após o restauro do espaço. Uma visita guiada foi organizada para idosos, moradores da cidade e imigrantes haitianos, no espaço Expositivo da Imigração Conde D’Eu.

A visita é uma contrapartida do Prêmio Elisabete Anderle de apoio à Cultura, de 2020, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e fez parte da programação Cultural em comemoração ao aniversário de 108 anos do município de Orleans.

O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, participou do momento, desejando as boas-vindas aos presentes. Conforme a diretora do Malpi, Valdirene Boeger Dorigon, os visitantes foram recepcionados e apresentados ao projeto de Conservação da Casa de Pedra. Com a premiação o espaço teve o seu assoalho restaurado, sendo que o local recebeu um sistema de drenagem, com o objetivo de dar escoamento à água, que ficava represada embaixo da edificação, diminuindo a umidade.

Os visitantes receberam uma palestra, onde se tratou sobre a imigração e colonização de Orleans e a construção do Museu. Depois eles seguiram no espaço, recepcionados por atores, interpretando o Conde D’Eu e Princesa Isabel, no espaço restaurado da Casa de Pedra. “Eles foram apresentados ao espaço e o acervo e depois uma visita ao Museu ao Ar Livre”, relatou Valdirene.

Notícias Relacionadas

Motociclista tem ponta do dedo amputada após colisão com caminhonete em Urussanga

O homem, de 41 anos, também apresentava suspeita de traumatismo craniano, suspeita de hemorragia interna e fratura exposta no joelho.

Polícia Civil de Orleans incinera drogas apreendidas e avaliadas em R$ 150 mil

Tabletes e porções de cocaína, crack e maconha foram apreendidos em por volta de 30 procedimentos, tais como inquéritos e autos de prisão em flagrante.

Santa Catarina Mais Renda Empresarial começa atendimento de MEIs

A partir do dia 30 de setembro, a parceria se estenderá com o Sicoob em 95 municípios catarinenses.

Respiradores: Justiça nega devolução de dinheiro bloqueado

O juiz Petroncini usou os mesmos argumentos para anunciar a nova negativa.