Geral

Malpi reabre espaço de exposições da Casa de Pedra, após o restauro

Uma visita guiada foi organizada para idosos, moradores da cidade e imigrantes haitianos

Divulgação

O espaço expositivo da Casa de Pedras, que fica anexo ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), de Orleans, foi reaberto nesta quinta-feira, após o restauro do espaço. Uma visita guiada foi organizada para idosos, moradores da cidade e imigrantes haitianos, no espaço Expositivo da Imigração Conde D’Eu.

A visita é uma contrapartida do Prêmio Elisabete Anderle de apoio à Cultura, de 2020, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e fez parte da programação Cultural em comemoração ao aniversário de 108 anos do município de Orleans.

O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, participou do momento, desejando as boas-vindas aos presentes. Conforme a diretora do Malpi, Valdirene Boeger Dorigon, os visitantes foram recepcionados e apresentados ao projeto de Conservação da Casa de Pedra. Com a premiação o espaço teve o seu assoalho restaurado, sendo que o local recebeu um sistema de drenagem, com o objetivo de dar escoamento à água, que ficava represada embaixo da edificação, diminuindo a umidade.

Os visitantes receberam uma palestra, onde se tratou sobre a imigração e colonização de Orleans e a construção do Museu. Depois eles seguiram no espaço, recepcionados por atores, interpretando o Conde D’Eu e Princesa Isabel, no espaço restaurado da Casa de Pedra. “Eles foram apresentados ao espaço e o acervo e depois uma visita ao Museu ao Ar Livre”, relatou Valdirene.

Notícias Relacionadas

Onze detentos são indiciados por envolvimento na morte de colega de cela em SC

Sete dos suspeitos foram indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e fraude processual. Outros quatro vão responder por falso testemunho.

Revista Legislativa

Vilmar Guedes é eleito presidente do Criciúma até 2024

Ex-vice financeiro assume no lugar que era de Anselmo Freitas, que renunciou ao cargo; novo mandatário prega continuidade

94 pedras de crack são apreendidas com adolescente de 16 anos em Tubarão

O menor de idade foi alcançado pelo Tático na tentativa de fuga e afirmou participar do comércio de entorpecentes com um comparsa que escapou