Geral

Manifestação: reforma da Previdência é questionada em Tubarão

Manifestação reforma da Previdência é questionada em Tubarão

Foto: Guilherme Simon/DS

Diversas pessoas participaram de uma grande manifestação realizada ontem em Tubarão, em frente ao INSS, no calçadão. O movimento foi um ato de repúdio de trabalhadores e sindicalistas à reforma proposta pelo governo de Michel Temer para a Previdência Social.

A reforma tem diversos pontos polêmicos e considerados radicais, como a fixação da idade mínima para aposentadoria em 65 anos – com o fim do fator previdenciário – e o tempo de contribuição de 49 anos para quem deseja receber o teto salarial.

Ontem, um dos pontos mais discutidos, porém, foi a questão do aumento da idade mínima em cinco anos para as mulheres – passando de 60 para 65 anos. “Isso desconsidera o fato de que nós somos mães, muitas vezes sozinhas, de que temos dupla ou tripla jornada com os afazeres da casa e da criação dos filhos. Considero um retrocesso a reforma como um todo. É algo inviável, é radical demais e não considera em nada a realidade do povo brasileiro”, opina Mariana de Oliveira, professora.

As entidades que representam os trabalhadores organizaram o ato, que ocorreu durante toda a tarde no calçadão da cidade, em frente ao INSS. Os manifestantes realizaram distribuição de materiais e esclarecimentos sobre a reforma.

O Sinte, que representa os professores estaduais, também realizou assembleia para debater a reforma da Previdência e a perda de direitos dos trabalhadores.

Com informações do Jornal Diário do Sul