Segurança

Máquina de fazer asfalto, furtada da prefeitura de Tubarão é recuperada pela polícia

Foto: CPP de Tubarão/Notisul

Foto: CPP de Tubarão/Notisul

Após uma ampla investigação, um equipamento pertencente ao município de Tubarão foi recuperado ontem à tarde. A máquina chamada Usina de Asfalto Frio está avaliada em R$ 70 mil.

Com isso, um homem de 32 anos foi autuado em flagrante por receptação dolosa. Por volta das 15h30min, a equipe da Central de Plantão Policial (CPP) foi à residência do acusado, no bairro Passagem.

No local, nos fundos do terreno, os policiais civis apreenderam o equipamento. Em depoimento, o homem que trabalha como autônomo na área de construção, disse que o adquiriu em um ferro-velho.

Conforme reportagem do jornal Notisul, há alguns meses, o secretário de infraestrutura da prefeitura, Ismael Medeiros, recebeu uma denúncia anônima que relatava o desaparecimento da máquina, que teria sido levada do Horto Municipal, no ano passado. A partir disso, a secretaria de gestão abriu uma sindicância.

Vários servidores foram ouvidos e foi encontrado em um site de venda de produtos na internet, um anúncio da compra da máquina, no valor de R$ 50 mil. As informações levantadas foram levadas para o delegado Danilo Bessa Brilhante, da CPP.

O reconhecimento foi possível pelas características do equipamento. A equipe de Instituto Geral de Perícias (IGP) fez uma vistoria na máquina.

A usina foi comprada em 1988 e nunca chegou a ser utilizada para a fabricação de asfalto frio, mas geralmente em operações de tapa-buracos. A prefeitura avaliará as reformas que precisarão ser feitas para o equipamento ser utilizado pela gestão municipal.

O processo segue agora nas esferas administrativa e judicial, com os encaminhamentos que deverão ser feitos pela Polícia Civil.