Geral

Maré alta causa risco de alagamentos em Santa Catarina

Florianópolis já registra pontos de alagamentos na tarde desta segunda em áreas do Sul da Ilha, onde o trânsito está lento em alguns pontos por conta da água na pista. Segundo o oceanógrafo da Epagri, Argeu Vanz, as áreas mais baixas de outras cidades catarinenses também devem ser atingidas

Divulgação

Santa Catarina tem risco de alagamentos por conta da maré alta a partir desta segunda-feira (26) até as 20h de terça (27). O alerta é da Epagri/Ciram, que também aponta nove cidades que devem ser atingidas: Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Imbituba, Balneário Rincão, Joinville, Barra Velha, São Francisco do Sul e Itapoá.

Florianópolis já registra pontos de alagamentos na tarde desta segunda em áreas do Sul da Ilha, onde o trânsito está lento em alguns pontos por conta da água na pista. Segundo o oceanógrafo da Epagri, Argeu Vanz, as áreas mais baixas de outras cidades catarinenses também devem ser atingidas. 

Veja os locais e horários de pico das marés

Divulgação

O oceanógrafo explica que os alagamentos, no entanto, não devem ser tão fortes como a ressaca que atingiu Balneário Camboriú neste final de semana, provocada pela tempestade subtropical Potira.

— É um pouco diferente do que aconteceu em Balneário Camboriú neste final de semana. Aquele alagamento teve mais a ver com ondas do que com a própria maré. A previsão agora é de ondas baixas. Teremos apenas uma elevação da água que vai invadir algumas ruas e afetar o trânsito — explica.

Segundo a Epagri, a maré alta é causada por conta de um ciclone extratropical em alto mar, na altura do litoral do Uruguai, que está criando uma pista de vento sul bem forte. Isso faz com que a água seja jogada para a costa.

Além disso, estamos em período de superlua, quando a lua está mais perto da terra, provocando maré alta.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Sorteio da Mega-Sena deste sábado tem prêmio estimado em R$ 33 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h pela internet ou em lotéricas.

Começa a valer hoje nova política de privacidade do WhatsApp

Órgãos de defesa do consumidor apontam problemas nas novas regras.

Pesquisadores alertam para riscos de crianças expostas a telas

Na pandemia, essa exposição aumentou

Em três meses de operação, CCR ViaCosteira realiza mais de 11 mil atendimentos na BR-101 Sul

Equipes da Concessionária atenderam a mais de 120 ocorrências por dia no período