Geral

Maré seca deixa entulhos e problemas na captação de água

Maré seca deixa entulhos e problemas na captação de água

Foto: Ana Barzan

Pneus, mesas, madeiras, pedras, entre outros entulhos, tiveram de ser retirados ontem pela Secretaria de Obras de Laguna das margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, no Centro. O lixo ficou à mostra após a chamada maré seca.

O fenômeno que fez o mar recuar desde a costa uruguaia provocou imagens curiosas em Laguna. Um banco de areia se formou deixando alguns barcos de pesca atolados onde antes só havia água.

O recuo do mar e dos rios é um processo natural, e, segundo a Metsul Meteorologia, com a mudança na direção do vento, o mar e os rios voltaram a subir no Rio Grande do Sul e Santa Catarina ainda no domingo. O fenômeno foi provocado devido ao intenso e prolongado vento de Leste a Norte, que chegou a soprar entre 80 e 110 km/h.

Em Imbituba, o abastecimento de água chegou a ser prejudicado no fim de semana por causa da redução do nível do rio D’uma, mas a situação já está normalizada. No sábado a partir do meio-dia, as bombas não conseguiam succionar água. Como medida emergencial, foram utilizadas retroescavadeira e escavadeira hidráulica para abrir novos canais, porém, sem efeito. O nível do rio só começou a aumentar no domingo.

Houve também falta de energia até as 7h de domingo, quando o sistema foi restabelecido. Durante o dia, por vários momentos, houve quedas de energia. Isso dificultou a elevação dos níveis dos reservatórios da cidade. Eles começaram a ser restabelecidos, mas as quedas de tensão foram constantes, prejudicando o fornecimento de água durante o dia.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Estacionamento e obra parada são alvos de protesto em Laguna

Vereadores defendem implantação de programa que troca lixo reciclável por comida em Cocal do Sul

Vereadores Richardson Vieira (PDT) e Giovana Galato Santa Rosa (PP) apresentaram proposta em sessão legislativa. Cidadão receberia R$ 0,50 em alimentos por quilo de material entregue.

Vereadores aprovam leilão de veículos, mas cobram planejamento do Governo Municipal

Segundo vereadores, a Secretaria de Agricultura ficaria sem caminhão para atender o setor. Desconto no IPTU para pagamento em cota única também é aprovado.

Usina é vista como solução para iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna