Reflexão

Martirizada e venerada pela fé: Criciúma celebra a festa de Santa Bárbara

Martirizada e venerada pela fé: Criciúma celebra a festa de Santa Bárbara

Foto: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma

Mais do que um feriado, o dia 4 de dezembro é dia santo de guarda. Neste dia, que neste ano cai numa segunda-feira, os católicos de Criciúma veneram, com devoção, aquela que é padroeira do município e que dá nome a uma de suas paróquias cuja festa é uma das mais tradicionais: Santa Bárbara.

“Estamos preparando a festa de Santa Bárbara. Mesmo que não tenhamos mais minas abertas em Criciúma, há mineiros que trabalham nas minas, e recordamos todo o aspecto histórico. A história de Criciúma se deve aos trabalhadores e à mineração. Por isso é importante resgatar”, frisa o pároco, padre Wilson Buss.

Santa Bárbara é invocada por todos aqueles que trabalham com explosivos, pelos bombeiros e por todos os militares, que manuseiam armas e instrumentos perigosos. “Na festa, inclusive, o Exército irá participar, o Corpo de Bombeiros e também a Polícia Militar, que farão a proclamação das leituras”, acrescenta padre Wilson.

A festa deste ano tem por tema “Esperança em Cristo Jesus”. “Colocamos este tema porque queremos, realmente, que a vida e a fé possam ser marcadas em Cristo Jesus. Santa Bárbara é venerada porque fez a sua opção por Jesus Cristo. Por isso trabalhamos em todas as novenas a esperança em Cristo Jesus como um dado forte da fé. Ela foi martirizada porque descobriu a fé em Jesus e aceitou vivê-la. Seu próprio pai e o grupo que comandava na época se opuseram e a prenderam em uma torre para que não vivesse esta fé e porque o pai havia escolhido com quem ela deveria se casar. Mas ela não aceitou e nem renegar sua fé, por isso o próprio pai a assassinou. Logo depois, veio uma tormenta e o raio fulminou o pai. É por isso que é invocada contras as trovoadas e raios”, explica o padre.

Neste ano, a festa, cuja novena iniciou no dia 24 de novembro, contará com uma procissão com a imagem de Santa Bárbara no domingo (3), que partirá às 18h30min em frente ao Hospital Santa Catarina e será abrilhantada pela Banda Amor à Pátria, de Jaguaruna. Entre outras celebrações religiosas e atividades recreativas, a festa contará com a presença do bispo diocesano, Dom Jacinto Flach, que presidirá missa na segunda (4), às 10 horas.

Martirizada e venerada pela fé: Criciúma celebra a festa de Santa Bárbara

Foto: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma

Confira a programação:

01/12 (Sexta-Feira)
19h30min: Missa com Bênção das Famílias (Catequese, Grupos de Famílias e Grupo Pastoreio).

02/12 (Sábado)
19h: Missa (Juventude).
Após a Missa, jantar com música ao vivo.

03/12 (Domingo)
18h30min: Procissão (caminhada) com a imagem de Santa Bárbara, saindo em frente ao Hospital Santa Catarina (Operária Nova), com badalar do sino e acompanhamento da Banda Amor à Pátria (Jaguaruna).
19h30min: Acolhida da imagem de Santa Bárbara e Missa.
Após a Missa, serviços na Praça de Alimentação e apresentações culturais.

04/12 (Segunda-Feira, Dia da Padroeira)
06h: Alvorada festiva.
08h: Missa.
10h: Missa festiva presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.
11h30min: Apresentação da Banda do 28º GAC.
12h: Almoço.
15h: Missa da gratidão e anúncio dos novos festeiros.
Após a Missa, serviço de café e sorteio da Ação entre Amigos.

Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma

Notícias Relacionadas

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Grande queima de fogos marcará novena da Festa em Honra à Santa Bárbara e Santa Luzia

Fé, gratidão e emoção marcam a 85ª Festa de Santa Bárbara e Santa Luzia, em Lauro Müller

Homenagens marcam última novena em preparação para tradicional Festa de Santa Bárbara e Santa Luzia, em Lauro Müller