Clima

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Arquivo/Foto: Darlan Alves

O tempo e as temperaturas vão apresentar mudanças nesta quarta-feira (3). Segundo a Central NSC de Meteorologia, o dia começa instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

A previsão indica aberturas de sol, principalmente para as cidades que ficam perto da vizinhança gaúcha. No entanto, no Norte catarinense segue a possibilidade de chuva.

As temperaturas vão ficar entre 18°C e 20°C em grande parte do Estado. Na Serra, não deve passar dos 12°C o dia todo. No Oeste, máxima será de 15°C.

Por causa da aproximação da massa de ar frio de origem polar, as menores temperaturas devem ser registradas durante a noite.

Muitas cidades catarinenses podem marcar entre 7°C e 9°C. Na Serra, as mínimas deste período ficam entre 3°C a 5°C.

Recomendações da Defesa Civil em Santa Catarina

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

Notícias Relacionadas

Jovens e mulheres terão prioridade na liberação de recursos dos Programas da Secretaria da Agricultura de SC

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, em Santa Catarina são quase 170 mil agricultoras e mais de 6,9 mil propriedades rurais administradas por jovens.

Após mais de 2 meses desaparecida, adolescente de 13 anos é resgatada de acampamento em mata de SC

Polícia Civil investiga suspeita de cárcere privado. Vizinho de 51 anos é procurado.

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Campanha Inverno Jovem Solidário arrecada doações, em Orleans

Interessados podem doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos etc. Ação é promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia Santa Otília.