Saúde

Maternidade será fechada em Junho no Hospital São Donato de Içara

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Há 17 anos a Tabela do SUS não é reajustada e estamos brigando por migalhas. As cirurgias eletivas estão sendo suspensas e as que foram feitas parte ainda nem recebemos. Estamos em situação dramática", argumenta Júlio de Lucca, Diretor administrativo do Hospital São Donato.

A partir do dia 20 do próximo mês o Hospital São Donato também suspende em definitivo o setor de maternidade. A decisão foi comunicada ontem pelos médicos. "Eles não recebem e por conta disso não vão mais realizar os procedimentos. Com isso, a partir do dia 20 de Junho não haverá mais partos em Içara"

A crise dos hospitais foi debatido ontem, em encontro em Criciúma. Representantes dos Hospitais Filantrópicos optou por ação na Justiça e pressão junto aos parlamentares para tentar assegurar o pagamento de 50 milhões em atraso que as instituições tem direito.

"Eu não gosto desta manifestação em gabinete. Sugestão é de pressão, manifestação em frente do Centro administrativo até que o Governo resolva esse problema", comenta de Lucca.

Situação ainda mais crítica

"Desde novembro o serviço vem sendo feito sem pagamento. Então optamos por essa decisão porque não vamos ter condições de manter. O SUS paga hoje R$ 800 por um parto e isso não cobre nem o anestesista", avisa o médico Lauro Nogueira.

Segundo ele, a preocupação fica com relação a demanda que será atendida pelo São José. "A irmã já avisou que não tem como suprir todo esse serviço. O hospital já fechou várias vezes por falta de leito e nós que absorvemos, agora vai ficar complicado".

Com informações da Rádio Difusora