Geral

MEC vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Prouni e Fies

Seleção começa em setembro

Divulgação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse hoje (28) que o Ministério da Educação (MEC) vai abrir processo seletivo para o preenchimento de 90 mil vagas remanescente do Programa Universidade para Todos (Prouni) e 50 mil do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A seleção começa em setembro, informou Ribeiro durante participação em uma videoconferência promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer dos processos seletivos regulares dos programas. A disponibilidade dessas vagas ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo.

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Já o Fies tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, desde 2018, o programa é ofertado em duas modalidades, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Notícias Relacionadas

Unesc amplia presença regional com credenciamento do primeiro campus fora de Criciúma

MEC credencia o 1º campus fora de Criciúma, com 4 cursos semipresenciais e Direito presencial (conceito 5) a partir de 2027.

Interbairros de Futsal começa em Lauro Müller com 20 equipes e homenagem a Wilson Gabriel

Competição reúne 20 equipes nas categorias Adulto e Sub-15, com cerca de 300 atletas, e homenageia ex-atleta que marcou a história esportiva do município

Homem fica gravemente ferido em rede elétrica e outras duas ocorrências são registradas em Criciúma

Casos atendidos pela Polícia Militar no sábado (10) também incluem roubo contra idoso de 83 anos e tentativa de furto de produtos avaliados em R$ 229,18.

Homem é preso com cocaína, crack e mais de R$ 2,4 mil em Criciúma

Ação policial ocorreu no bairro Cidade Mineira Velha, após denúncias de tráfico; maconha também foi encontrada durante a abordagem.