Esporte

Medalhista olímpico está em Criciúma para divulgar Maratoninha Caixa

Integrante do quarteto vice-campeão do revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), Vicente Lenilson vai evidenciar a importância do esporte para 150 crianças da Escola Jorge da Cunha Carneiro

Mais de mil crianças de 6 a 12 anos são esperadas para a edição de Criciúma do Circuito Maratoninha Caixa. O evento promete movimentar o Parque das Nações Cincinato Naspolini no domingo (7) em um clima festivo. O vice-campeão olímpico em Sydney Vicente Lenilson desembarcou na cidade nessa quinta-feira (4) e vai acompanhar as disputas dos meninos e meninas. O ex-atleta concedeu entrevista coletiva aos jornalistas na Superintendência Regional Sul de Santa Catarina da Caixa Econômica Federal para comentar sobre o projeto.

Lenilson cumpre agenda de palestras em três escolas nesta sexta-feira (5), onde fala sobre o evento e enfatiza a importância do esporte, contando a vitoriosa trajetória no atletismo. A agenda de compromissos marca uma palestra para 150 crianças na Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro, às 9h. Durante a tarde, ele ainda falará aos estudantes dos colégios Marista e São Bento.
“O esporte mudou a minha vida e pode mudar a dessas crianças. Elas podem não vir a praticar o atletismo mais adiante, mas escolher o judô ou o futebol. Nesse caminho se ganha saúde e as deixa longe das drogas”, afirmou o ex-atleta aos repórteres.

A trajetória profissional de Lenílson começou tarde em relação aos demais atletas, conforme ele. Mesmo dando os primeiros passos nas pistas aos 18 anos, o baixinho de 1,66m brilhou nas pistas mundiais. A épica final olímpica do revezamento 4x100m em Sydney e o bicampeonato em Jogos Panamericanos se destacam como grandes momentos da carreira do potiguar. “Não me sinto um herói olímpico, como dizem. Fui apenas um atleta profissional que trabalhou muito para conseguir os objetivos e hoje quer passar uma mensagem para as crianças”, define.

Passagens desta vitoriosa carreira são narradas por Lenilson para enaltecer a importância da dedicação para se conseguir o sonho de chegar ao nível dos melhores do mundo. “Sou nordestino, gosto muito de comer e dançar forró. Toda semana aparecia alguma coisa para fazer, mas tinha que recusar. Eu raspava o cabelo com gilete para me sentir feio e não sair à noite”, revela.

A entrevista coletiva foi acompanhada pelo superintendente regional para o Sul de santa Catarina, Robert Kennedy Lara da Costa e o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), Arleu Ronaldo da Silveira. Costa informou que todas as crianças receberão medalha de participação, além de camiseta e boné. “Os melhores de cada categoria vão ganhar uma bicicleta. Será um dia de muita festa e alegria para as crianças. Esse evento ocorre em todo o Brasil e pela primeira vez ocorre aqui na cidade”, completou.

A presença de um referencial do atletismo no Brasil, para Silveira, será um fator incentivador às crianças para buscarem o caminho do esporte. “É um grande projeto que o Governo de Criciúma se engajou na parceria e temos muito a agradecer. Ele, da mesma forma que muitas das crianças que estarão no evento, começou em uma realidade difícil e venceu na vida através do atletismo”, enalteceu o presidente da FME.

Colaboração: João Pedro Alves