Saúde

Médico credenciado está sem receber em Tubarão

Foto: Lily Farias/Divulgação/Notisul

Foto: Lily Farias/Divulgação/Notisul

A informação sobre a falta de pagamento para um dos médicos que atua na saúde pública municipal de Tubarão veio à tona na última sessão da Câmara de Vereadores, na noite dessa quinta-feira. Conforme reportagem do jornal Notisul, de acordo com o vereador Evandro Almeida (PMDB), houve uma denúncia que um dos profissionais que atua na Clínica Doutor Arnaldo Bittencourt (do Becker), no bairro Oficinas, está sem receber desde dezembro do ano passado.
 
“É um profissional importante para o município. Ele faz cerca de 45 procedimentos e atua quatro vezes por semana. Não podemos perder um médico deste nível. Vamos cobrar do prefeito Olavio Falchetti (PT) uma solução imediata para este impasse. Quem trabalha precisa receber, não é mesmo?”, questiona Evandro.
 
O legislador deve apurar se outros médicos do município estão com a remuneração em atrasos e, se confirmado, pode vir a público novamente se o problema não for sanado. “Quem sofre com o descaso nas clínicas e nos atendimentos da saúde do município é o povo”, revela.
 
O presidente da fundação municipal de saúde, Marco Antonio Santos, admite que somente um caso foi registrado, no entanto, o profissional não é efetivo, trata-se de um médico credenciado.
 
“Ele recebe por consulta e precisa prestar contas, diferentemente dos efetivos que possuem salário fixo. Se não entrega as notas fiscais, por exemplo, não temos como saber. Já o orientamos a nos procurar para resolver este impasse da melhor maneira possível. Soube disto pelos meios de comunicação”, avisa Marco Antonio.
 
Entenda o caso

O médico credenciado recebe pelo número de consultas que realizou em um mês, assim, no fim do período ele apresenta uma nota constando os serviços. Se essa nota não for entregue, a prefeitura não tem como efetuar o pagamento. Já o médico efetivo é servidor do município e recebe por mês, independente do número de atendimentos.