Geral

Médico que recebeu por plantão sem trabalhar terá que devolver R$ 300 mil em SC

Servidor trabalhou menos horas do que o devido e recebeu por jornada que não deveria ser considerada plantão

Foto: PMSMO/Divulgação

Um médico terá que devolver cerca de R$ 286 mil ao município de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste catarinense, por ter recebido por plantões em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) sem ter cumprido com os requisitos para isso. Cabe recurso da decisão judicial em primeira instância que determinou a devolução dos valores.

O servidor recebeu por plantões médicos que não condiziam com as horas de serviço a serem de fato prestadas ou que não deveriam ser enquadrados nesta categoria, conforme entendeu a Justiça após denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Havia legislação municipal que previa a remuneração por plantões de segunda a sexta apenas por períodos de trabalho superiores a 12 horas, o que era ignorado na UPA 24h onde o réu trabalhava e era diretor técnico médico.

“Por mais que fosse dever funcional do requerido ser sabedor da legislação aplicável, decorrente da ocupação do cargo de diretor técnico médico à época, sob esse prisma, no máximo estaríamos falando de uma atitude culposa por parte do réu, consubstanciada na negligência e imperícia sobre os deveres inerentes ao cargo”, escreve a juíza Catherine Recouvreux na decisão.

Por conta dessa ponderação, a condenação se limitou ao ressarcimento dos danos ao município, valor que será submetido a correção monetário até ser eventualmente pago.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Lauro Müller lança concurso público para Fonoaudiólogo e Médico da Saúde da Família

As inscrições vão de 8 de abril a 8 de maio deste ano

Vereadora Mirele Debiasi lança projeto “Mulher de Atitude”, em Orleans

Primeira edição do evento idealizado pela vereadora ocorreu na comunidade de Furninhas, com palestra do médico Richard Coan Cardoso.

Médico do HSJosé esclarece dúvidas sobre as lesões nos ligamentos do joelho

Elas são comuns e provocam o afastamento dos profissionais das rotinas de treinos e também do trabalho até a total recuperação do problema.

Falta de cuidado com as lentes de contato pode acabar mal

Especialista revela 5 dicas para quem usa lentes e quer ter olhos sempre saudáveis.