Saúde

Médicos realizam pela primeira vez cirurgia por vídeo para tratamento de câncer de esôfago

Este tipo de procedimento é menos invasivo para o paciente e o tempo de recuperação também é menor.

Cirurgia esôfago Hospital São José

Divulgação/Hospital São José

Cirurgiões responsáveis pelo Ambulatório de Cirurgia Digestiva da Unidade Oncológica do Hospital São José (Unacon), realizaram pela primeira vez uma cirurgia de Esofagectomia por videolaparoscopia, via Sistema Único de Saúde (SUS).

“Já fazemos há algum tempo procedimentos por vídeo para outras patologias, mas uma cirurgia desta natureza, é necessário uma equipe experiente, muito cuidado, pois a técnica é complexa, tradando-se de câncer de esôfago”, explica o médico cirurgião Fabrício de Souza Bitencourt.

De acordo com os especialistas, para este tipo de procedimento especificamente, no tratamento de câncer, se torna menos invasivo para o paciente e o tempo de recuperação do paciente também é menor.

Referência em alta complexidade na área de oncologia, os profissionais do serviço, atuantes no ambulatório de cirurgia digestiva busca diariamente trazer bons resultados para pacientes que apresentam a necessidade de intervenção cirúrgica durante o tratamento oncológico.

“Por ano, realizamos em média dez procedimentos cirúrgicos em pacientes com problemas de câncer de esôfago. A partir de agora, estaremos realizando esta técnica por vídeo, trazendo ainda mais benefícios aos nossos pacientes”, ressalta o médicos cirurgião Nehad Yusuf Nimer.

 

Colaboração: Hospital São José

Notícias Relacionadas

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Psicologia auxilia no combate ao tabagismo

Estado e município de Laguna indenizarão homem que ficou cego por demora em cirurgia​

Um homem de 60 anos perdeu sua visão e será indenizado em R$ 150 mil pelo Estado e pelo município de Laguna.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.