Geral

Melhor em Casa: portaria autoriza Braço do Norte a contratar equipe multifuncional

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, comemorou a notícia

Divulgação

Boa notícia para encerrar a semana em Braço do Norte: a portaria do Ministério da Saúde, que habilita a equipe multiprofissional para o programa Melhor em Casa, esperada para novembro, foi publicada hoje, dia 13 de agosto.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, comemorou a notícia: “Estávamos esperando para o final do ano, mas fomos surpreendidos com a publicação da portaria hoje. Assim vamos agilizar a contratação da equipe multifuncional e poderemos iniciar, em breve, o Programa Melhor em Casa, oferecendo saúde de primeiro mundo aos nossos cidadãos”.

Há 10 dias, em 3 de agosto, Beto esteve no Ministério da Saúde, em Brasília, acompanhado do deputado federal Ricardo Guidi, e recebeu a notícia do deferimento do programa. Com isso, o Município aguardava para o final do ano a publicação da portaria que autoriza a contratação da equipe.

O objetivo do programa Melhor em Casa é levar atendimento médico às casas de pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, pessoas com necessidade de assistência, idosos, entre outros, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência. O repasse federal para a realização do programa é de R$ 480 mil por ano.

A equipe multiprofissional será formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e fonoaudiólogo. Com o Melhor em Casa o Município facilitará o atendimento de pessoas com necessidades especiais e limite de deslocamento, com atendimento nos sete dias da semana, 12 horas por dia. “Atender as pessoas em casa, de forma preventiva e curativa, é saúde de primeiro mundo e é isso que estamos trabalhando para trazer para Braço do Norte”.

Conforme Beto, a intenção é que o programa Melhor em Casa também seja uma ferramenta fundamental no tratamento de pacientes do pós-Covid. “Muitas vezes, constata-se a necessidade de reabilitação pulmonar, nutricional e até de apoio psicológico nos pacientes pós-Covid mais graves, que chegaram a ser intubados”.

Outra vantagem do programa é que os pacientes pós-Covid passarão a ser monitorados por mais tempo por uma equipe em condições de fornecer oxigênio ou terapia intravenosa em casa, e que prestarão os cuidados necessários a ele até que cessem todos os sintomas pelos quais foi hospitalizado.

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.