Saúde

Melhor em Casa: programa pioneiro será inaugurado nesta segunda

O repasse federal para a realização do programa é de R$ 480 mil por ano

Equipe do SAD atende a bebê Arthur. Foto: Divulgação

A semana começa com novidades em Braço do Norte. Nesta segunda-feira, 29, a partir das 10 horas, a Prefeitura de Braço do Norte, através da Secretaria de Saúde, inaugura o Serviço do Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, lembrou que a administração municipal teve três meses para preparar a equipe e instalações. “Recebemos a notícia do deferimento do programa por parte do Ministério da Saúde em agosto, durante uma viagem a Brasília, em audiência mediada pelo deputado Ricardo Guidi. Este foi o momento que iniciamos, com muita celeridade e responsabilidade, os trâmites para colocar o Melhor em Casa à disposição da população que necessita deste cuidado”, enfatizou.

O SAD – Melhor em Casa atende pessoas que necessitam de internação, mas que o estado de saúde permite o tratamento em casa. O que determina a inclusão no serviço é o tipo de cuidado que ele exige e os cuidados necessários para a recuperação do paciente. “Um programa pioneiro, que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes do Município e atender aquelas pessoas que se encontram acamadas, com dificuldades de locomoção ou que fizeram uma cirurgia, por exemplo, mas que podem ficar em casa”, explicou Beto.

Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Arent, entre as vantagens do programa estão a resposta alternativa de alta qualidade, a diminuição de internações hospitalares desnecessárias, diminui o risco de infecções hospitalares, favorece a participação ativa no tratamento, proporciona atendimento humanizado e acolhedor e fortalece vínculos entre paciente, família e profissionais.

O repasse federal para a realização do programa é de R$ 480 mil por ano e a equipe multidisciplinar ficará sediada na Rua Santa Augusta, 59, Centro (em frente ao Samu). O local deve receber, em breve, outros programas, centralizando os serviços.

Notícias Relacionadas

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Segundo o governo, nenhuma política pública de saúde será interrompida

Homem de 57 anos é preso após tentar beijar menina de 11 anos à força, em Orleans

Fato ocorreu na Rua Aristiliano Ramos, na tarde deste sábado, dia 21.

Número de transplantes de rim caiu nos últimos dois anos

Sociedade Brasileira de Urologia lançou campanha para estimular doação

PM de Criciúma efetua apreensão de mais de 20 quilos de maconha

A droga foi localizada na noite do último sábado, dia 21