Geral

Membros do Conselho Municipal do Idoso de Siderópolis elegem presidência

A reunião contou com representantes de sete entidades

Na tarde da última quinta-feira (2), representantes governamentais e da sociedade civil de Siderópolis participaram da primeira reunião de 2015 do Conselho Municipal do Idoso – Comis. Durante a ocasião, foi eleita a presidência do Conselho, assim como as próximas diretrizes a serem seguidas.

A coordenadora dos Grupos de Terceira Idade do Centro Comunitário, Helena Viana, foi eleita a presidente do conselho. Como vice, foi escolhida a presidente do Centro Comunitário, Andréia Ramiro de Souza. Já o coordenador da Casa da Cidadania, Clademir Manoel de Souza (Peninha), foi nomeado o secretário do Comis.

Conforme a presidente eleita, o próximo passo a ser dado é definir estratégias a serem utilizadas no trabalho do conselho. “Nós vamos procurar melhorar a situação dos nossos idosos, erradicando a violência e o desamparo social que eles sofrem, fazendo-se cumprir as normas de proteção garantidas por lei”, comentou.

Segundo o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2010, Siderópolis apresenta 1.494 pessoas com 60 anos ou mais. De acordo com a estimativa, nos próximos dez anos o número de habitantes com essa faixa etária vai mais que dobrar, o que explica a importância de um conselho voltado a esses homens e mulheres.

Sobre o Conselho

O Conselho Municipal do Idoso de Siderópolis – Comis) foi instituído pela lei nº 1.875, de 26 de maio de 2010. Entretanto, ele não foi efetivamente colocado em prática, estando registrada apenas a sua criação.

No dia 2 de março deste ano, o prefeito Helio Cesa (Alemão) nomeou os membros do conselho, através do decreto nº 38. Para a gestão de 2015/2017, o Comis conta com quatro representantes do governo: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Fundação Municipal de Esportes – FME e Secretaria de Finanças; e quatro da sociedade civil: Associação de Aposentados e Pensionistas de Siderópolis – Asaprev, Conselho Comunitário, Casa da Cidadania e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

Colaboração: Cris Freitas / Comunicação Prefeitura de Siderópolis

 

 

[soliloquy id=”118514″]