
Foto – Divulgação
Localizado no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo, o Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer com 84.482 metros quadrados. Com o objetivo de promover a integração entre diferentes culturas, formas de política e visões econômicas, esse conjunto arquitetônico foi projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, enquanto o projeto cultural ficou a cargo do antropólogo Darcy Ribeiro.
A ideia de criar em São Paulo um memorial com essas características surgiu no início da década de 1980, um período marcado por grandes avanços democráticos no continente americano. No entanto, o sonho de erguer um memorial só se concretizou em 1987, durante o mandato de Orestes Quércia, 53º governador do estado de São Paulo. Para realizar essa obra, foi contratado o arquiteto Oscar Niemeyer, que idealizou um complexo em um terreno com quase 90.000 metros quadrados.
Niemeyer sugeriu ao governador a contratação do antropólogo Darcy Ribeiro para a elaboração do projeto cultural do Memorial. Darcy, exilado do Brasil desde o golpe de 1964, tinha experiência de vida em vários países da América Latina, o que trouxe uma perspectiva rica e diversa ao projeto. Ele contou com o apoio do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e de outros acadêmicos para o desenvolvimento da proposta. No dia 18 de março de 1989, o memorial foi finalmente inaugurado e aberto a visitação.
O complexo é composto por vários edifícios distribuídos em duas áreas, conectadas por uma passarela, totalizando uma área construída de 25.210 metros quadrados. Os destaques incluem o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Anexo dos Congressistas e o Auditório Simón Bolívar. A biblioteca abriga cerca de 30 mil volumes, além de uma seção dedicada a música e imagens. As obras de arte estão expostas ao longo da esplanada e em espaços internos. Atualmente, o Memorial é palco de palestras, exposições, debates, espetáculos de teatro, música e dança, atraindo visitantes de todas as idades e origens.
Visite esse incrível complexo e descubra um espaço de celebração da cultura latino-americana. O memorial está localizado na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, número 664, Barra Funda, na cidade de São Paulo.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Memorial da América Latina. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Memorial_da_América_Latina Acesso em 18 mar. 2025