Geral

Merenda escolar ganha incremento com uvas produzidas em Urussanga

Além de a uva ser símbolo da região, especialmente de Urussanga, ela também é considerada uma das frutas mais saborosas e mais saudáveis.

Foto: Divulgação

Os olhares atentos, a expectativa para saborear um produto diferenciado que aguça os sentidos, além de ser saudável e trazer a tradição de Urussanga no plantio e colheita da uva motivaram a secretaria de educação do município a inserir a fruta na merenda escolar. Além de a uva ser símbolo da região, especialmente de Urussanga, ela também é considerada uma das frutas mais saborosas e mais saudáveis.

“A uva é uma rica fonte de carboidratos que são conhecidos por fornecer energia instantânea. Esta é uma fruta de baixa caloria. O açúcar presente na uva é basicamente glicose e frutose que o torna um fornecedor de energia instantânea. Além disso, a uva também é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina-B, vitamina K, vitamina E, Ferro, Magnésio, Cálcio, Fósforo e Potássio. Ela também traz benefícios para o coração, para os olhos, pele, ajuda a prevenir a constipação além de fortalecer o sistema imunológico”, garante a nutricionista Letícia Albano.

Para a secretária de educação de Urussanga, Janea Possamai, a preocupação com a qualidade da merenda escolar é uma constante no município. “Estamos sempre preocupados com a qualidade da merenda e também com a oferta de produtos orgânicos. Por isso a necessidade de incrementá-la com frutas da estação faz parte da nossa Administração. É muito importante ensinar às crianças a necessidade de ter uma alimentação saudável para evitar riscos de doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros problemas”m garante a secretária. “Vale salientar também que para creches com bebês são entregues todas as semanas as frutas especiais para eles, como mamão, maçã argentina, pêra argentina e laranja lima. Além disso, teremos muitas novidades no cardápio da merenda de nossas crianças como a introdução de filé de peixe e estamos estudando também a redução de açúcares e carboidratos na alimentação”, complementa Janea.

Importância da agricultura familiar:

A agricultura familiar é responsável pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. A agricultura familiar representa na merenda escolar juntamente com a cooperativa COOFASUL em torno de 53% da composição da merenda (média dos anos de 2017 e 2018). “Isso corresponde a 24 famílias cadastradas do município além da cooperativa que nos fornecem alimentos como: feijão, farinha de milho, hortaliças, frutas e suco de uva integral”, explica Janea.

A aquisição de produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que os alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Urussanga

Notícias Relacionadas

Vinicultores brindam a nova safra de vinho Goethe neste sábado

Concurso Regional de Vinho Goethe Artesanal e entrega do Certificado do Slow Food à ProGoethe integram também as comemorações da noite.

Fermentação e produção de cachaça pautam palestra em Siderópolis

Vindima Goethe, evento que celebra colheita da uva no Sul de SC, ocorrerá em janeiro

Colheita de bons frutos abre mês da 10ª Vindima Goethe

Evento que celebrará a colheita ocorre de 19 a 21 de janeiro, em Urussanga (SC), com atrações culturais e enogastronômicas.