Segurança

Mergulhadores buscam drogas escondidas em navios no porto de São Francisco do Sul

Operação Ágata realizou fiscalização de cinco dias em diversos navios

Divulgação

Uma operação contra crimes em vias marítimas realizou uma série de mergulhos nesta sexta-feira (18) em busca de drogas contrabandeadas em navios internacionais. A fiscalização ocorreu no porto de São Francisco do Sul, das 9h às 10h.

A divisão marinha da operação Ágata, focada em crimes transfronteiriços (entre fronteiras), está em São Francisco realizando mergulhos desde a última segunda-feira (18) e chega ao seu fim nesta sexta.

Segundo Darcy da Cunha Dalbon, capitão encarregado da Seção de Inteligência Marítima do Comando do 5⁰ Distrito Naval, a operação na cidade foi realizada pela Marinha em conjunto com a Receita Federal.

– Nós fazemos um trabalho de inteligência, juntamente com a Receita Federal do Brasil, e selecionamos alguns navios para verificar a existência de prováveis ilícitos nas caixas de mar, também chamada de sea chest (região no casco do navio), – explica.

Durante os cinco dias de mergulho, nenhum ilícito foi encontrado nos navios, porém Darcy frisa a importância da operação para a sociedade e para a descoberta e interdição de rotas de tráfico marinhas.

Operação Ágata

A operação Ágata é um esforço de grande porte focado em monitorar as fronteiras terrestres, aéreas e marinhas do Brasil. O Exército, a Marinha e as Forças Aéreas são seus principais executores, mas ela é chamada de uma operação interagências, ou seja, feita em colaboração por diversas instituições, como a Polícia Militar, Receita Federal, Polícia Ambiental, entre outras.

Darcy faz parte da divisão marinha do processo e, atualmente, atua em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele explica que o tráfico de drogas não é o único foco da operação, as equipes táticas também trabalham para combater a pesca ilegal, além de outras infrações marítimas.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Ação conjunta entre SC e DF prende 12 suspeitos de crimes de estelionato por leilões virtuais

Operação "Falcon" teve início ainda em outubro de 2021, e mobiliza 78 policiais de ambos os Estados para o cumprimento buscas, apreensões e prisões temporárias

Nova frente fria pode causar pancadas de chuva nesta sexta; veja a previsão por região

Defesa Civil de SC fez o alerta à formação e avanço de uma nova frente fria que deixará o tempo instável em todo o final de semana

Motorista confunde pedais e mata a filha atropelada em SC

Em choque e com dores, condutora foi levada ao hospital

Pacote de crack enterrado ao lado de poste é apreendido em Tubarão

Com apoio do Canil, a droga foi localizada ao lado do poste, embalada e pronta para o comércio