Geral

Mesa-redonda marca o lançamento do Prêmio de Jornalismo Unimed SC

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 14ª edição do Prêmio de Jornalismo Unimed SC teve seu lançamento nessa quarta-feira (15), às 19 horas, na Faculdade Satc, em Criciúma. A novidade desse ano foi a realização da mesa-redonda Jornalismo e Saúde, que contou com a participação da professora Lize Burigo Sauki, coordenadora do curso de jornalismo da Faculdade Satc, como mediadora do debate, Douglas Saviato Medeiros, finalista na categoria Destaque Acadêmico em 2013, e o médico Dr. Walterney Junqueira, presidente da Unimed Criciúma.

Durante o evento foi apresentado um vídeo com os trabalhos vencedores da última edição do Prêmio. Na ocasião os integrantes da mesa destacaram a importância dessa premiação para estudantes, jornalistas e profissionais da medicina. “A participação da região sul vem aumentando nos últimos três anos e com isso aumenta também as chances dos nossos profissionais serem premiados. Isso é bom para os profissionais e também para a instituição”, explica Dr. Walterney.

O jornalista Douglas Saviato falou sobre a sua reportagem premiada que abordou o tema suicídio. “É importante que a mídia esteja em cima deste assunto, divulgando as formas de prevenção, mostrando como os amigos e os parentes podem identificar uma mente suicida. São muitos mitos que envolvem o assunto, que deve estar em discussão. Este é o papel do jornalismo, colocar em pauta questões de saúde pública”, salientou ele.

Além de profissionais da área, o encontro teve a participação dos estudantes de jornalismo da Satc, da 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 7ª fase. Na opinião da coordenadora do curso, Lize Búrigo, esse tipo de desafio impulsiona os alunos a buscarem pautas mais relevantes e mais elaboradas. “Qualquer tipo de premiação instiga o aluno a já pensar de uma forma profissional”, conclui a professora. 

Colaboração: Novo Texto Comunicação