Esporte

Mesatenista paralímpico de Criciúma é convocado para a Seleção Brasileira

Felipe Figueiredo Formentin integra a lista dos chamados a representar o Brasil nos Jogos Parapanamericanos para Jovens, em Buenos Aires

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) divulgou a lista dos convocados para os Jogos Parapanamericanos para Jovens, programados para ocorrerem entre os dias 12 e 20 de outubro, em Buenos Aires. Dois jogadores naturais de Criciúma integram a lista de 18 atletas. O garoto da equipe da Fundação Municipal de Esportes (FME), Felipe Figueiredo Formentin, de 17 anos, alia-se à estrela Bruna Costa Alexandre, que treina atualmente em São Caetano (SP).

A convocação de Formentin coroa uma trajetória vitoriosa nos últimos meses. O atleta da classe 7 carrega o titulo de atual campeão das Paralimpíadas Escolares, foi selecionado na detecção de talentos no ano passado e conquistou duas medalhas em etapas da Copa Brasil neste ano. A primeira colocação no ranking nacional juvenil referenda o currículo do jovem paratleta.

O talento e a paixão do selecionado para representar o Brasil vem de muitos anos. A amputação das pernas, em 2011, provocou a suspensão no período de treinos, mas a volta não demorou. Adaptado após pouco mais de um ano ao novo estilo de jogo, “Os resultados mais expressivos estão vindo agora. Tenho treinado bastante para melhorar a cada dia mais e espero fazer um bom Parapanamericano”, conta o paratleta.

Enquanto aprimora a forma técnica, Formentin precisa agora mandar fazer toda a documentação para poder embarcar rumo à Capital Argentina. A euforia pela notícia ainda consome o garoto. “Eu estava no quarto olhando o site da CBTM, abri a notícia, comecei a ler e fiquei muito feliz ao ver meu nome. Uma sensação que não consigo descrever. Fui correndo contar para a minha mãe e a minha avó”, relata o mesatenista sobre a reação.

Apesar do pouco tempo de treinamento, a convocação era esperada pelo técnico da equipe da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), Alexandre Ghizi. Para o conselheiro do aspecto técnico e tático de Formentin, trata-se do início de uma longa caminhada. “Nós estamos planejando o futuro dele, conversando muito com o atleta sobre isso e trabalhando a base física na academia, nutrição, a parte psicológica e a base técnica. Depois de tudo isso, passamos focar a competição e as estratégias”, conta Ghizi.

Todo o trabalho feito para desenvolver as capacidades de Formentin visam o sucesso como paratleta adulto. “O objetivo é que ele chegue longe. Potencial o Felipe tem para isso e eu espero conseguir terminar essa formação, o que não pude com a Bruna (Alexandre, de 18 anos, que treina há aproximadamente dois anos em São Caetano do Sul (SP)”, deseja.

Ver dois atletas na Seleção Brasileira Paralímpica de Tênis de Mesa no Parapanamericano de Buenos Aires orgulha o presidente da FME, Arleu Ronaldo da Silveira. “O Felipe e a Bruninha são dois grandes exemplos para as centenas de crianças participantes dos nossos projetos de tênis de mesa, bem como nos outras tantas ações executadas pela Fundação na cidade. Todos merecem os parabéns pelo empenho e competência”, congratula.

Colaboração: João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma