Geral

Metal Mineração se prepara para receber mais de 10 mil pessoas na próxima semana

Foto: Daniel Búrigo/Clicatribuna

Foto: Daniel Búrigo/Clicatribuna

Estão quase concluídos os últimos ajustes que novamente farão de Criciúma uma referência para o mercado industrial, com foco nos setores metalomecânico e mineração. Os 78 stands, que comportarão 100 marcas expositoras da 5ª Metal Mineração, já foram montados dentro do Pavilhão José Ijair Conti, que comportará o evento entre os dias 21 e 24. A abertura da feira acontece na terça-feira, às 16h, e durante os quatro dias de atividades a organização espera receber mais de 10 pessoas.

O evento trará novidades em tecnologias, robótica, automação industrial, softwares técnicos e impressão 3D, contando com empresas de quatro estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Este ano, a organização está por conta da empresa Messe Brasil, sediada em Joinville e especializada na realização de feiras expositoras. Durante o fim de semana a equipe organizadora estará realizando a decoração e o vitrinismo dos stands, mobilizando uma equipe de cerca de 300 profissionais.

De acordo com o diretor da organizadora, Richard Spirandelli, a expectativa é que a longo prazo o evento proporcione o faturamento de até R$ 150 milhões em negócios. “Claro, que isso é um número que é contabilizado dentro de 10 ou 12 meses, porque a feira serve como um local para fazer contatos e negociações. Depois que ela termina, os lucros ainda ocorrem”, explica o diretor.  
Os lançamentos de ponta no mercado, com as mais modernas tecnologias, estão garantidos também este ano, apostando ainda mais em opções para os visitantes da feira.

“A feira trará muita novidades para o mercado, trazendo ainda mais interação, profissionalismo e qualificação”, destaca.

Eventos em paralelo

Em paralelo ao evento, será realizado na quarta, 22, e quinta-feira, 23, o Congresso Técnico. Organizado pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), já conta com 100 congressistas inscritos. Ainda na quarta-feira, às 14h, simultaneamente acontecerá a Rodada de Negócios, organizado pela Bolsa de Negócios e Subcontratação de Santa Catarina – BNS/S.

Trazendo um formato diferente, a cada 10 minutos empresas compradoras terão reuniões individuais com as empresas vendedoras para negociar fornecimento, preços, condições e prazos. Conforme Spirandelli, 35 inscrições já foram feitas para participarem da rodada. As empresas âncoras confirmadas são: Sical, Fremax, Imepel, ArcelorMittal, Indústria Metalúrgica Santa Líbera, Grupo Alltech, Pur, Librelato, Mademil Polias e Badesc.

Complementando a agenda dos eventos paralelos, a ABIMAQ – Regional Santa Catarina, realizará o workshop "Linhas de Financiamento para 2016". O evento será gratuito e será realizado na quinta-feira, 23.

Mercado nacional

Em 2014, quando a ultima edição foi realizada, a feira contava com outros organizadores e se chamava Sul Metal Mineração. No entanto, a Messe Brasil modificou estrategicamente o nome do evento no objetivo de consolidar a Metal Mineração como referência em âmbito nacional. “Contamos com 38 empresas novas na feira este ano e estamos conseguindo ampliar a divulgação e levar a Metal Mineração para outros mercados”, pontua.

Os números recentes comprovam a magnitude que a feira pode alcançar. Dos novos expositores, 90% deles são de fora de Santa Catarina.A feira é promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Criciúma e região (Sindimetal) e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravaggio (Simec).

Com informações do site Clicatribuna