Geral

Meteoro “bola de fogo” é registrado por estação em SC

Fenômeno é conhecido desta forma por causa da intensidade do brilho

Divulgação

Um meteoro “bola de fogo” foi registrado por uma estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. O fenômeno, conhecido desta forma pela intensidade do brilho, foi flagrado na madrugada da última quarta-feira (13). As informações são do g1.

O astrônomo amador Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) explicou que o céu estava encoberto durante a noite, mas as nuvens se dispersaram momentos antes do evento para que as imagens fossem registradas às 0h47.

– O céu apresentava muita nebulosidade, motivo pelo qual outras estações em outras cidades não registram este meteoro. Porém, aqui, o céu se abriu pouco antes e voltou a fechar logo depois – detalhou ao g1.

Segundo ele, os meteoros bola de fogo têm magnitude superior a -4. Isso indica que o brilho é considerado similar ao do planeta Vênus. Justino diz que a estimativa é de que a rocha espacial tenha começado a brilhar sobre o município de Curitibanos, no Meio-Oeste e desaparecido próximo a Anita Garibaldi, no Oeste de SC.

– Geralmente essas rochas espaciais entram na atmosfera entre 40 mil e 240 mil quilômetros por hora. Provavelmente, esse em específico, se desintegrou totalmente durante a entrada na atmosfera – explicou Justino.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.