Clima

Meteorologia alerta para risco de temporal e neve nos próximos dias

Com a chegada de uma frente fria as temperaturas caem no fim de semana no Estado

A neve que surpreendeu turistas e moradores de pelo menos 113 das 295 cidades de Santa Catarina no fim de julho pode voltar a cair. A previsão é de que o fenômeno mais assediado do inverno aconteça no sábado e na terça-feira, mas com menor intensidade e bem localizada, somente nos pontos mais altos da Serra.

O tempo começa a mudar nesta sexta-feira em todo o Estado. Além de neve, a meteorologia alerta para risco de temporais nos próximos dias. Essa alteração no tempo é devido a chegada de uma frente fria que trará aumento da nebulosidade e pancadas de chuva entre a madrugada e manhã do oeste ao litoral sul. A precipitação deve ser registrada nas demais regiões entre a tarde e noite. Não está descartado o risco de temporais com chuva forte, granizo e rajadas de vento.

Com a combinação do frio e umidade há uma pequena chance de chuva congelada e neve nas áreas mais altas da serra catarinense para sábado. Nestas regiões as temperaturas devem ficar em 0°C e 3°C.

Conforme matéria do Diário Catarinense, no domingo, o ar mais seco, devido ao afastamento da instabilidade, favorece para a condição de formação de geada moderada a forte nas áreas altas do Estado.

Entre a segunda e terça-feira

Na próxima semana uma nova frente fria avança por Santa Catarina e deve trazer mais chuva e frio intenso. Na terça-feira, volta a condição de chuva congelada e neve nas áreas altas do planalto sul.

Na manhã da quarta-feira pode ocorrer o registro de geada no Estado.

Defesa Civil recomenda

Caso se confirmem as previsões para os próximos dias a Defesa Civil Estadual recomenda que com a onda de frio haja um cuidado maior com a população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.

Para se proteger a Secretaria de Estado da Saúde repassa alguns cuidados para evitar a transmissão da Influenza e outras doenças respiratórias:

> Higienize as mãos frequentemente;
> Use lenço descartável para higienização nasal; –
> Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir e depois higienize as mãos;
> Evite tocar olhos, nariz e boca;
> Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
> Mantenha os ambientes bem ventilados;
> Evite contato próximo com pessoas que tenham sintoma de gripe ou resfriado;
> Evite ambientes fechados;
> Tome bastante líquido e faça exercícios físicos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.