Clima

Meteorologia reforça possibilidade de neve para o período entre segunda e terça-feira

Dados atualizados indicam grandes chances do fenômeno para as regiões da Serra

O acompanhamento das condições meteorológicas dos últimos dias girou em torno do frio em Santa Catarina. E com as projeções, ganhou força neste sábado a possibilidade de neve em alguns pontos do Estado. O fenômeno deve se fazer presente no período entre a segunda-feira e o amanhecer de terça. A previsão de neve vale para as regiões da Serra, Meio-Oeste e Planalto Norte.

O fenômeno é parte da onda de frio que invade o Estado.

— Durante toda a semana os meteorologistas do Estado acompanharam as informações possíveis para saber se realmente há condições para queda de neve nesta intensa massa de ar frio que chega. Com os dados da manhã deste sábado podemos dizer que há previsão de neve no decorrer da segunda-feira até o amanhecer de terça — explicou o meteorologista Leandro Puchalski à reportagem do Diário Catarinense.

— Como teremos frio intenso na superfície e em altitude combinado com umidade/chuva, as condições são favoráveis não só para os altos da Serra, mas também de maneira mais localizada em áreas do Meio-Oeste e Planalto Norte, regiões onde a neve deverá ficar acompanhada com chuva — concluiu Puchalski.

Neve na América do Sul

De acordo com levantamento realizado pelo meteorologista Leandro puchalski, já neva em pontos da América do Sul. O destaque é para região do Peru. No país chegou a acumular 50cm de neve na região de La Oroya.

Na Argentina os picos mais altos das imediações Sierra de la Ventana ficaram cobertos de branco. Também nevou em Puerto Madryn. Mais ao Sul, a neve causou problemas em estradas como na Rota Nacional 3, entre Trelew e Comodoro Rivadavia.

Grande parte da província de Mendoza também ficou coberta de neve. No extremo Sul, região de Ushuaia, chegou a acumular mais de 20 centímetros de neve nas ruas.