Geral

Mina 101 recebe aval do MPF para retomar atividades

Promotor considera que paralisar a Mina 101 e desligar as bombas geraria um ônus muito maior do que construir novos poços artesianos.

O promotor Darlan Dias, do Ministério Público Federal, decidiu pela revogação da suspensão das atividades da Mina 101 na localidade de Santa Cruz, em Içara. As informações foram detalhadas pelo colunista Charles Cargnin, de A Tribuna, na Rádio Difusora.

Embora observe que alguns poços artesianos do município podem ter sido afetados em função de infiltrações na mina, ele recomenda, em documento assinado na tarde desta quinta-feira, que a mineradora viabilize vedações para adequar e conter as fissuras que serão, conforme o promotor, capazes de resultar em profunda queda na vazão do bombeamento. As recomendações assinadas por Darlan Dias tiveram como destino o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Fatma, fundação ambiental do Estado.

No relatório, o promotor frisa que o bombeamento da mina afeta os três poços profundos que estão sendo monitorados e que outros dois podem ter sido impactados pela mineração. Mas Darlan Dias considera que paralisar a Mina 101 e desligar as bombas geraria um ônus muito maior do que construir novos poços para os usuários dos mesmos ou viabilizar outras formas de fornecimento de água.

O despacho orienta a empresa a concluir, em dez dias, as vedações necessárias. Em 90 dias deverão ser adotados outros procedimentos técnicos de garantia da integridade dos poços existentes e em monitoramento nos arredores da Mina 101.

A Tribuna