Geral

Mina 101 recebe aval do MPF para retomar atividades

Promotor considera que paralisar a Mina 101 e desligar as bombas geraria um ônus muito maior do que construir novos poços artesianos.

O promotor Darlan Dias, do Ministério Público Federal, decidiu pela revogação da suspensão das atividades da Mina 101 na localidade de Santa Cruz, em Içara. As informações foram detalhadas pelo colunista Charles Cargnin, de A Tribuna, na Rádio Difusora.

Embora observe que alguns poços artesianos do município podem ter sido afetados em função de infiltrações na mina, ele recomenda, em documento assinado na tarde desta quinta-feira, que a mineradora viabilize vedações para adequar e conter as fissuras que serão, conforme o promotor, capazes de resultar em profunda queda na vazão do bombeamento. As recomendações assinadas por Darlan Dias tiveram como destino o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Fatma, fundação ambiental do Estado.

No relatório, o promotor frisa que o bombeamento da mina afeta os três poços profundos que estão sendo monitorados e que outros dois podem ter sido impactados pela mineração. Mas Darlan Dias considera que paralisar a Mina 101 e desligar as bombas geraria um ônus muito maior do que construir novos poços para os usuários dos mesmos ou viabilizar outras formas de fornecimento de água.

O despacho orienta a empresa a concluir, em dez dias, as vedações necessárias. Em 90 dias deverão ser adotados outros procedimentos técnicos de garantia da integridade dos poços existentes e em monitoramento nos arredores da Mina 101.

A Tribuna

Notícias Relacionadas

Motorista fica preso às ferragens após colisão frontal em Criciúma

Acidente na Rodovia Sebastião Toledo dos Santos deixou dois feridos e mobilizou equipes de resgate.

Ônibus da Saúde reforça atendimentos na comunidade de Rio Amaral I

Ação levou consultas, vacinação, testes rápidos e atendimento odontológico à comunidade do interior de Lauro Müller.

Mudança no trânsito em Laguna: veja como acessar a BR-101 durante a interdição da Ponte Anita Garibaldi

Alterações nos acessos buscam reduzir os congestionamentos causados pela interdição da ponte. Motoristas devem ficar atentos às rotas liberadas e aos bloqueios.

Adolescente apreendido por furto em Orleans é o mesmo que danificou nove veículos de revenda

Jovem de 17 anos já foi apreendido três vezes pela Polícia Militar; na última ocorrência, foi flagrado em tentativa de furto após danificar diversos automóveis de uma loja.