Geral

Mineiros e comunidade rendem homenagens a Santa Bárbara e Santa Luzia

A Capela de Santa Bárbara em Barro Branco ficou pequena diante de tantos fiéis que compareceram na manhã desta sexta-feira, dia 4, feriado municipal em Lauro Müller, para assistir a celebração da última missa do Tríduo em preparação a Festa em Honra a Santa Bárbara e Santa Luzia, que acontece neste sábado e domingo (5 e 6).

Entre o público presente estava o prefeito Fabrício Kusmin Alves e esposa, o presidente da CDL Itamar Caciattori e esposa, empresária Astrid Barato Mendonça, proprietária da Carbonífera Catarinense, assim como seu esposo e diretores e funcionários da carbonífera, além de dezenas de mineiros da ativa e também aposentados.

A celebração que teve como tema ‘Santa Bárbara, padroeira e intercessora dos mineiros’, foi presidida pelo padre Antônio Vander da Silva, que já foi Pároco em Lauro Müller e concelebrada pelo padre Valmor Della Giustina. A liturgia ficou sob a responsabilidade da Carbonífera Catarinense.

A homilia foi com base na passagem bíblica onde Jesus Cristo cura o cego Bartimeu. “Lembrem-se que a responsabilidade das nossas atitudes é fruto das nossas escolhas. Deus nos dá a graça, mas nós precisamos fazer a nossa parte, assim como o cego Bartimeu fez a sua, se aproximando de Jesus e pedindo a ele que o curasse da cegueira e assim o fez Jesus”, disse o sacerdote.

Durante a celebração vários momentos emocionaram o público, entre eles a apresentação do coral de crianças Anjos Mineiros, mantido pela Carbonífera Catarinense, com a regência do maestro Vanderlei Mendes, até homenagens a classe dos mineiros, que tem Santa Bárbara, como sua protetora.

Entre as atrações, a festa que começa amanhã (5) terá a transladação das imagens de Santa Bárbara e Santa Luzia, acompanhada da Banda Santa Bárbara. Shows musicais no sábado e domingo (5 e 6 de dezembro), tradicional queima de fogos e completo serviço de bar e cozinha.

[soliloquy id=”159926″]