Geral

Criciúma: Mineiros podem entrar em greve

A greve envolve cerca de três mil mineiros que trabalham em Lauro Müller, Urussanga, Içara, Siderópolis e Treviso

Divulgação

Os trabalhadores de seis empresas carboníferas, sediadas em cinco cidades da região, podem entrar em greve na segunda-feira. Uma assembleia, entre os mineiros, está agendada para sábado, dia 5. Caso não haja uma proposta dos empresários, eles definirão pela paralisação. “No dia 29, sábado, a gente fez uma assembleia geral unificada, que deliberou por greve, a partir do dia 7 às 0h. Ficou também agendada uma assembleia para o dia 5, às 9h30, em Siderópolis, para a gente avaliar uma eventual proposta. Caso não tenha a proposta das empresas, vamos organizar a greve e definir como vai ser a forma de paralisação: por empresa ou todos ao mesmo tempo”, explica o presidente da Federação dos Mineiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fetiec), Genoir dos Santos, o Foquinha.

A greve envolve cerca de três mil mineiros que trabalham em Lauro Müller, Urussanga, Içara, Siderópolis e Treviso. De acordo com o presidente, é necessário discutir alguns itens com os representantes patronais. “É importante deixar registrado que nós entregamos a nossa pauta de reivindicações no dia 8 de setembro. Quase seis meses atrás. A primeira reunião aconteceu em 10 de dezembro. As empresas contrataram um negociador profissional, que veio do Rio Grande do Sul para negociar com a gente. Essa reunião foi mais para fazer a apresentação dele e para falar da conjuntura do carvão”, explica.

Um novo encontro aconteceu no dia 22. “Eles nos apresentaram a proposta e ofereceram 100% do índice do INPC e cumprimento das demais cláusulas. Nós falamos que tínhamos interesse em discutir nossas reivindicações e o encontro foi encerrado”, comenta.

No dia 19 de janeiro, os empresários apresentaram a mesma proposta. “Nós fizemos uma reunião do comando de negociação, no dia 24, e apresentamos outra contraproposta: baixamos para 80% do INPC”, destaca Foquinha.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Leilão falso de carros leva 13 pessoas para a prisão durante operação policial em SC

Investigação surgiu no Distrito Federal e teve atuação conjunta com SC no cumprimento de mandados

Homem é encontrado morto com ferimento grave na cabeça na Serra catarinense

O caso foi repassado para ser investigado pela Polícia Civil; o corpo do homem foi recolhido para análises

Bebê é achada viva ao lado da mãe morta em acidente em SC: ‘se jogou nos braços’

Carro onde estava mãe e filha invadiu um potreiro e caiu em um córrego no bairro Universitário, em Maravilha

Justiça disciplina presença de crianças e adolescentes em jogos no estádio do Criciúma