Geral

Minério de ferro garante recordes e expande portfólio de cargas do Porto de Imbituba

Em 2020, partiram de Imbituba 11 navios, com exportações de óxido de ferro, magnetita e hematita.

Divulgação

O minério de ferro ocupou o segundo lugar entre as principais cargas atendidas pelo Porto de Imbituba no último ano. De janeiro a dezembro, foram movimentadas 797,2 mil toneladas do granel, representando 13,6% do volume total operado no Porto. Em 2020, partiram de Imbituba 11 navios, com exportações de óxido de ferro, magnetita e hematita.

O óxido de ferro tem origem no próprio município, a partir de um processo industrial de uma extinta indústria carboquímica. As operações desta carga reiniciaram em dezembro de 2019 e garantiram quatro recordes de embarque por navio, o maior deles, com 119,7 mil toneladas, foi realizado em junho no LOWLANDS ERICA, e é considerado, até o momento, o maior do Sul do Brasil na categoria granéis sólidos.

Já a magnetita e a hematita fazem parte de outro projeto de exportação. A primeira vem de São Paulo e a segunda do Mato Grosso do Sul, ambas por via rodoviária. A magnetita também já se estabeleceu na série histórica de recordes do Porto, com um embarque de 115,9 mil toneladas no STAR LADY, em dezembro. Esse projeto inclui ainda uma estrutura de armazenagem dedicada à carga, dentro do Porto, em área próxima ao Cais 3. A nova instalação deve começar a operar em breve e tem capacidade estática de cerca de 80 mil toneladas.

Notícias Relacionadas

Milagre: mulher que deu à luz durante internação por covid-19 recebe alta

A tubaronense Raquel de Medeiros Francisco, foi internada no último dia 21 e dois dias após a internação precisou ser intubada.

Vendas do Dia das Mães superam as expectativas no comércio de Tubarão

A edição do Recicla CDL deste sábado também foi um sucesso.

Moisés reúne secretarias para acelerar entregas do Governo do Estado

Reunião foi de alinhamento entre governador e secretários.

Covid-19: Criciúma registra mais quatro óbitos e totaliza 449

Idade das vítimas vai dos 28 aos 64 anos.